Chelsea x Tottenham: Quem mais venceu o clássico londrino?

2 minutos de leitura

Londres é uma cidade cheia de times de futebol e, não por acaso, alguns dos maiores clássicos estão na capital da Inglaterra. A PL Brasil lista agora o histórico de confrontos de Chelsea x Tottenham, uma das maiores rivalidades históricas do futebol inglês..

Retrospecto de Chelsea x Tottenham

  • 179 jogos
  • 80 vitórias do Chelsea
  • 55 vitórias do Tottenham
  • 43 empates
O volante Pape Matar Sarr e o lateral-esquerdo Marc Cucurella em clássico pegado entre Tottenham e Chelsea pela Premier League. Foto: IMAGO

O Tottenham foi fundado em 5 de setembro de 1882, enquanto a criação do Chelsea data de 10 de março de 1905. Ambos são da capital Londres, mas de regiões diferentes. Os Spurs são tradicionalmente do norte da cidade, enquanto os Blues do oeste.

Apesar da distância considerável, é curioso que o Chelsea considera o Tottenham o seu maior rival local. A reciprocidade não existe pelo lado dos Spurs, uma vez que o Arsenal é considerado o adversário mais importante pela proximidade na região de norte de Londres.

Em enquete realizada nas redes sociais do site “The Athletic”, em 2020, torcedores do Chelsea elegeram o Tottenham como o maior rival do clube com 58,6% dos votos. Os Gunners foram escolhidos por 26,4% dos eleitores.

Primeiro clássico

  • Chelsea 2×1 Tottenham – 18 de dezembro de 1909 (Stamford Bridge)

Maior artilheiro do clássico

  • Jimmy Floyd Hasselbaink (Chelsea, 12 gols)

Maior goleada de Chelsea e Tottenham

  1. Tottenham 5×0 Chelsea – em 9 de outubro de 1920 pelo Campeonato Inglês
  2. Tottenham 1×6 Chelsea – em 6 de dezembro de 1997 pelo Campeonato Inglês

Maior público do clássico

100 mil torcedores em Wembley – Tottenham 2 x 1 Chelsea – 20 de maio de 1967 – FA Cup

O meia Eden Hazard disputa bola com o lateral-direito Kyle Walker e o zagueiro Toby Alderweireld em clássico entre Chelsea e Tottenham. Foto: Icon Sport
Pedro Ramos
Pedro Ramos

Coordenador da PL Brasil. Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil até o meio 2024. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia.
E-mail: [email protected]