Chelsea x Porto: Blues jogam volta com pés nas semis da Champions

Os Blues chegarão as semifinais depois de sete anos? Saiba tudo sobre o duelo!

0
555
Bagu Blanco/Shutterstock

O Chelsea está próximo da semifinal da Champions League 2020/2021. Os Blues derrotaram o Porto na última quarta-feira (7) por 2 a 0, com gols de Mason Mount e Ben Chilwell, em jogo disputado no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilla. A partida de volta, desta terça-feira (13), também será disputada no mesmo palco, por conta de restrições ocasionadas pela pandemia da Covid-19. Com o mando, o Chelsea enfrenta o Porto para voltar a estar entre os quatro principais times do continente depois de sete anos. A PL Brasil te traz tudo que você precisa saber sobre esse duelo!

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • DEZIN PERGUNTA #06 | 10 CURIOSIDADES SOBRE O CHELSEA COM LUCAS SANCHES

Chelsea x Porto: o que você precisa saber sobre o confronto da Champions League

Jogo de ida

Na última quarta-feira (7), o Chelsea derrotou o Porto por 2 a 0. Mas, apesar do triunfo, o desempenho dos Blues não foi dos melhores. O primeiro gol da partida foi marcado por Mason Mount, que tem sido o melhor jogador da equipe, na primeira etapa, aos 32 minutos. O primeiro tempo do Chelsea não foi bom.

O desempenho da equipe de Thomas Tuchel melhorou no segundo tempo, no qual saiu o segundo gol, de Ben Chilwell. Mas no geral, talvez o placar não tenha sido dos melhores. Valeu a eficiência da equipe londrina, que alcançou um importante resultado.

No geral, o Chelsea teve mais posse de bola: 61%. Porém, finalizou menos que o Porto. A equipe portuguesa teve 12 finalizações, o dobro dos Blues. Enquanto o Porto criou duas grandes chances, o time inglês criou três, de acordo com o Sofascore. O Chelsea teve mais posse de bola e trocou mais passes (539 contra 343 do Porto). Mas apesar disso, venceu menos duelos que os portugueses, que tiveram 68 duelos vencidos, 27 a mais que os londrinos.

Leia mais: 5 jogos marcantes do Chelsea na Champions League

Como chegam Chelsea e Porto

Os Blues ocupam, atualmente, a quinta posição da Premier League, com 54 pontos conquistados. São 15 vitórias em 31 jogos. Na última rodada, goleou o Crystal Palace por 4 a 1, com gols de Havertz, Pulisic (2) e Zouma.

Thomas Tuchel chegou ao Chelsea em janeiro e já comandou a equipe em 17 oportunidades. São 12 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota até o momento. Um grande desempenho, de 78% de aproveitamento. Nesses 17 jogos, o seu time sofreu apenas oito gols. Ou seja, na maioria sua defesa não foi vazada.

Foto: Imago Images

Leia mais: O Chelsea de Tuchel e suas principais mudanças

Para a volta, o técnico alemão pode contar com os retornos de Tammy Abraham e Andreas Christensen. O zagueiro dinamarquês tem sido peça importante do esquema do treinador. Tuchel espera não ter desfalques para a importante partida.

Sérgio Conceição, comandante portista, não poderá contar com o goleiro reserva Diogo Costa, que está infectado com o novo coronavírus. No Primeira Liga, o Porto está na segunda colocação, buscando o líder Sporting, que tem seis pontos de vantagem. Também no sábado (10), o time do Estádio do Dragão venceu o Tondela por 2 a 0, jogando fora de casa.

Por outro lado, Conceição contará com os importantes retornos do atacante Taremi e do meio-campista Sérgio Oliveira, titulares que perderam a ida por suspensão. Pode-se dizer, então, que o Porto terá força máxima também.

Prováveis escalações

Chelsea: Mendy; Azpilicueta, Thiago Silva e Christensen; Reece James, Kovacic, Kante e Alonso; Ziyech e Mount; Giroud. Técnico: Thomas Tuchel.

Porto: Marchesin; Manafa, Mbemba, Pepe e Sanusi; Corona, Uribe, Sérgio Oliveira e Otávio; Marega e Taremi. Técnico: Sérgio Conceição. 

Onde assistir?

A partida de ida terá transmissão da TNT, na TV fechada. O jogo também poderá ser assistido pelo Estádio TNT Sports, plataforma de streaming da Warner Media, e ex-EI Plus.