As grandes rivalidades da Inglaterra são conhecidas por se arrastarem ao longo de anos, sejam elas motivadas por regionalidades ou por desavenças político-sociais entre as equipes. No caso de Chelsea x Manchester United, o papo é um pouquinho diferente.
Chelsea x Manchester United: uma rivalidade movida pelo sucesso
A rivalidade entre dois dos clubes de maior sucesso nas últimas décadas no futebol inglês é motivada exatamente pelo sucesso que ambas obtiveram recentemente. Nem proximidade e nem divergência, apenas combate ao clube que está no topo.
Acompanhe a PL Brasil no Youtube
O lado azul da rivalidade
O Chelsea, apesar das falácias ditas por aí, é sim um clube tradicional, mas teve seu crescimento inegavelmente ditado pelo investimento do bilionário Roman Abramovich.
O “capital russo” é um dos pontos cruciais para o surgimento de uma nova força que batesse de frente com o United na Inglaterra.
O Liverpool, na sua já quase eterna seca de títulos da Premier League, não demonstrava muita força de combate aos Red Devils.
O Arsenal conseguiu desbancar Alex Ferguson e companhia em apenas uma oportunidade. E antes que você se pergunte, o Manchester City é caso recente nessa história.
Antes de Abramovich comprar o clube, em 2003, Ranieri – técnico na época –
já ditava um crescimento técnico da equipe.
Mas foi quando José Mourinho assumiu em 2004 que o Chelsea passou a finalmente participar das disputas diretas pela conquista da Premier League e incomodar os seus adversários.
PL Brasil no Youtube: Millwall x West Ham: entenda a história do clássico londrino
Em 2004-2005, quebrando a tentativa de bicampeonato do Arsenal, os Blues conquistaram sua primeira taça e repetiram a dose no ano seguinte com o título em cima do United, dando início ao que seria a disputa na Inglaterra por muito tempo.
Em 2008, quem não se lembra, fizeram a final em Moscou que foi decidida nos pênaltis. A imagem de John Terry escorregando é fresca na memória do torcedor dos Blues e só foi esquecida com a conquista da Champions em 2012.
A visão do torcedor do Chelsea em relação ao clássico é fácil de ser compreendida: incomodar e tirar o United do topo.
Foi assim durante toda a década passada quando os dois times duelaram por quase todas as edições de Premier League e segue sendo assim, mesmo que o United já não esteja mais no topo.
O lado vermelho da história
O Manchester United é um dos clubes de maior sucesso na Inglaterra, tendo ganho 38 títulos importantes desde que Sir Alex Ferguson tornou-se treinador em 6 de novembro de 1986.
O United ultrapassou o seu rival Liverpool em conquistas no ano de 2011, ao atingir a marca de 19 títulos do Campeonato Inglês.
Enquanto a rivalidade com os Reds é histórica, a disputa com o Chelsea é recente. Ambos passaram a brigar acirradamente o título da Premier League a partir de 2006.
Leia mais Qual clube é o maior campeão da Copa da Inglaterra?
Esta nova rivalidade aflorou de vez na temporada 2007-08: no campeonato, o Manchester só foi campeão na última rodada após intensa disputa rodada a rodada.
E, semanas depois, os dois times tiveram o maior duelo da história dos dois clubes, quando se enfrentaram na final da Liga dos Campeões, em Moscou. Decidida em dramática decisão por pênaltis.
O Manchester United ainda voltaria a derrubar os Blues na Liga dos Campeões da temporada 2010/11, quando os Red Devils venceram os dois jogos válidos pelas quartas de final, sendo 1 a 0 em Stamford Brigde e 2 a 1 no Teatro dos Sonhos.
por Renata Guerra e Hugo Alves