Vende, empresta ou dispensa? Escolhemos o futuro de 7 jogadores do elenco do Chelsea

6 minutos de leitura

O Chelsea terminou a última temporada muito mal. Com um elenco recheado de garotos jovens, o técnico Mauricio Pochettino não conseguiu extrair o melhor futebol do time londrino, que terminou a Premier League na sexta posição, classificado apenas para a Conference League, e com o vice da Copa da Liga Inglesa.

Mas os Blues querem uma nova era no clube, com Enzo Maresca, campeão da Championship (segunda divisão inglesa) com o Leicester, no comando técnico. Além de reforços, o time londrino tem um plantel vasto de jogadores que pode deixar a equipe.

PL Brasil separou sete nomes para o Chelsea

  • Vender
  • Emprestar
  • Dispensar

Vende

Mykhailo Mudryk

Mykhaylo Mudryk antes de partida do Chelsea (Foto: Icon sport)
Mykhaylo Mudryk antes de partida do Chelsea (Foto: Icon sport)

O atacante de 23 anos foi contratado pelo Chelsea em janeiro de 2023 numa negociação que pode chegar a 100 milhões de euros (R$ 550 milhões). Mas Mudryk nunca justificou o preço investido pelo clube londrino.

Ele marcou apenas sete gols e deu quatro assistências em 58 jogos. Na última temporada, fez somente 18 jogos como titular na Premier League e está longe de ser uma unanimidade entre os torcedores.

Uma venda com o jogador ainda jovem poderia diminuir o prejuízo do clube e desafogar as finanças do Chelsea que estão sempre à espreita do limite de gastos permitido pelo fair play financeiro da PL.

Armando Broja

Armando Broja em campo pela Albânia
Armando Broja em campo pela Albânia. Foto: IMAGO

O albanês de 22 anos não parou no Chelsea desde que chegou em 2021. Foi emprestado ao Vitesse, da Holanda, Southampton e Fulham. Com pouca produtividade, principalmente na temporada passada (dois gols e uma assistência em 27 jogos), é mais um com o qual o Chelsea pode lucrar já que é jovem e tem oportunidade de mercado.

Romelu Lukaku

Lukaku Roma Europa League Premier League
Lukaku pela Roma (Foto: Icon sport)

Romelu Lukaku passou sua segunda temporada emprestado ao futebol italiano e pode continuar por lá em um acordo com o Napoli. O jogador de 31 anos já demonstrou insatisfação com o Chelsea no passado e parece não ter mais clima para atuar com a camisa do clube londrino. Vendê-lo em definitivo abriria espaço na folha salarial para os Blues trazerem o centroavante que tanto sonham, Victor Osimhen, que atua no time de Nápoles.

Empresta

Lucas Bergström

Lucas Bergström Chelsea
Lucas Bergström em aquecimento com Chelsea (Foto: Icon Sport)

O goleiro de 21 anos passou por dois empréstimos recentemente: ao Peterborough United, da League One (terceira divisão inglesa), e ao Brommapojkarna, da Suécia. Dificilmente terá espaço na equipe principal, que conta com Robert Sánchez, Djordje Petrovic e Marcus Bettinelli. Por se tratar de um jogador formado no clube, o Chelsea poderia pensar em um novo empréstimo para valorizá-lo e dar experiência ao jovem arqueiro.

Alfie Gilchrist

O defensor de 20 anos teve poucas oportunidades na última temporada. Foram 11 jogos na Premier League, sendo apenas dois como titular. Para ganhar experiência, o Chelsea poderia explorar um empréstimo a algum clube que disputa uma competição de alto nível na Europa.

Lesley Ugochukwu

Lesley Ugochukwu rennes chelsea
Lesley Ugochukwu atuou no Rennes, da Ligue 1 (Foto: Icon Sport)

O elenco inchado do Chelsea já conta com Moisés Caicedo, Enzo Fernández, Roméo Lavia e Conor Gallagher para a posição de Ugochukwu. O meio-campista também precisa pegar bagagem no futebol de alto nível europeu para poder disputar espaço com as estrelas do clube londrino. O jovem de 20 anos teve apenas 15 oportunidades na temporada passada, sendo titular três vezes na Premier League.

Dispensa

Malang Sarr

Malang Sarr Chelsea
Malang Sarr no Chelsea. Foto – Icon sport

O defensor de 25 anos é considerado um “fantasma” no Chelsea, já que não é visto nem como opção para o banco de reservas.

Sarr chegou aos Blues em agosto de 2020, depois de encerrar o contrato com o Nice. Rapidamente foi emprestado ao Porto, disputando 19 partidas antes de retornar ao clube inglês no início da temporada 2021/2022.

O defensor optou por permanecer no Chelsea por uma temporada e em agosto de 2022, foi emprestado ao Monaco, mas retornou ao clube inglês um ano depois. Desde então, luta para ganhar uma oportunidade no time principal ou ser negociado para um novo clube.

Em entrevista ao site inglês “The Athletic”, amigos de Sarr revelaram que o jogador nunca o viram tão deprimido.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.