Chelsea x Tottenham: 5 confrontos marcantes do clássico londrino

Os rivais Blues e Spurs protagonizaram grandes partidas nos últimos anos

0
570
chelsea tottenham
ADRIAN DENNIS/AFP via Getty Images

O futebol inglês é recheado de rivalidades que vão além das cidades, como Manchester United e Liverpool. Porém, em Londres, cinco clubes disputam a Premier League. Entre os confrontos, está o clássico entre Chelsea e Tottenham.

Apesar de não ser a maior rivalidade em Londres, é uma disputa periódica dentro das copas domésticas da Inglaterra. Com 95 anos de tradição, já são 167 jogos entre as equipes. De acordo com o site oGol, o Chelsea venceu 72, o Tottenham 54 e as duas equipes empataram 41 jogos. No dia 29 de novembro, os times de enfrentam no Stamford Bridge.

5 confrontos marcantes no clássico entre Tottenham e Chelsea

Chelsea 4×2 Tottenham – Copa da Inglaterra de 2017

chelsea tottenham
Laurence Griffiths/Getty Images

A semifinal da Copa da Inglaterra de 2017 foi emocionante para os Blues. Na ocasião, Willian abriu o placar com um gol de falta na primeira chance do jogo, aos 4 minutos. Porém, Harry Kane, logo aos 18, marcou o empate.

A jogada foi iniciada por Christian Eriksen, que encontrou o camisa 10 na área para igualar a partida. Entretanto, o dia era dos Blues. Em uma situação de ataque, Son deu um carrinho em Moses e o juiz assinalou a penalidade para o Chelsea.

No segundo tempo, o Tottenham empatou. Com outra aparição decisiva, Eriksen lançou do meio para a área e encontrou Dele Alli se livrando da marcação para marcar o gol. No entanto, o Chelsea estava lá para tirar a vantagem e ir à final da Copa da Inglaterra.

Eden Hazard recebeu o rebote de um escanteio e finalizou sem marcação, ao pegar Hugo Lloris de surpresa. Para finalizar, Matic marcou de fora da área aos 80 minutos de jogo e consagrou a vitória importante para o Chelsea.

Tottenham 5×3 Chelsea – Premier League 2014/2015

tottenham chelsea
Michael Regan/Getty Images

Apesar de ter sido campeão da temporada 2014/2015, o Chelsea de José Mourinho teve dificuldades ao enfrentar o Tottenham durante o clássico no estádio White Hart Lane. Apesar de começar na frente, com um gol de Diego Costa aos 18 minutos, o jogo tomou outro rumo.

Após muitos gols perdidos e um pênalti que não foi marcado para o Chelsea, Harry Kane balançou as redes. O camisa 10 do Tottenham limpou a defesa e levou a bola pro meio, perto da entrada da área para marcar. Após a pintura de Kane, Danny Rose marcou de rebote aos 44 e Townsend de pênalti aos 49.

Já no segundo tempo, o Chelsea cresceu com chegadas pelas pontas. Porém, aos 52 minutos, “Hurricane” performou outra jogada individual ao receber um passe pela esquerda para marcar o quarto gol dos Spurs.

O Chelsea marcou mais dois gols, com Eden Hazard e John Terry. Porém, o Tottenham já tinha fechado o caixão com o quinto gol aos 78 minutos, por Nacer Chadli.

Tottenham 1×5 Chelsea – Copa da Inglaterra 2012

chelsea tottenham
Mike Hewitt/Getty Images

Dentro do Wembley, para cerca de 86 mil pessoas, Didier Drogba e Frank Lampard brilharam na semifinal da Copa da Inglaterra de 2012. Apesar de polêmicas dentro da partida, o placar elástico demonstrou o poder do time que, mais tarde, sagrou-se campeão.

Apesar do total de seis gols marcados, eles demoraram para sair. Quem abriu o placar foi Drogba, após disputar a posse com o defensor do Tottenham. Ele dominou de costas para o gol e carregou até a área para finalizar.

O gol de Juan Mata, segundo da partida, não entrou de fato. Na ocasião, Benoit Assou-Ekotto abafou e a bola não passou pela linha. Entretanto, não havia tecnologia de revisão para a correção do erro.

Ao longo da partida, Ramires, Lampard e Florent Malouda marcaram. Além deles, o Tottenham marcou com Gareth Bale.

Chelsea 2 (4) x 1 (2) Tottenham – Copa da Liga Inglesa 2019

GLYN KIRK/AFP via Getty Images

Chelsea e Tottenham costumam protagonizar partidas bem disputadas nas competições domésticas. No jogo de ida, os Spurs venceram em casa por 1 a 0. Porém, a volta foi diferente, com pressão dos Blues. A partida, inclusive, terminou em pênaltis.

A pressão do Chelsea começou cedo e a equipe lutava para tirar a vantagem dos Spurs. Com 27 minutos, o gol dos Blues saiu. Após a cobrança de escanteio de Hazard, a bola sobrou na entrada da área e N'Golo Kanté finalizou de primeira. Já o segundo gol do Chelsea saiu dez minutos depois, dos pés de Hazard. Pedro construiu a jogada e encontrou Azpilicueta na ponta. O espanhol percebeu a movimentação do camisa 10 do Chelsea e tocou para Hazard.

Apesar do Tottenham marcar o gol que garantia os pênaltis apenas no segundo tempo, houveram oportunidades para os dois lados de mudar o cenário da partida. No Tottenham, Eriksen e Lamela converteram as cobranças. Porém, Dier e Lucas Moura desperdiçaram e os Spurs foram eliminados. No fim, David Luiz marcou o último pênalti e garantiu o Chelsea na final.

Chelsea 2×0 Tottenham – Copa da Liga Inglesa 2015

chelsea tottenham
GLYN KIRK/AFP via Getty Images

Agora na final, o Chelsea venceu o clássico contra o Tottenham no Stamford Bridge. Era a volta de Mourinho e primeiro título após anos fora do comando dos Blues. Os gols demoraram a sair, mas demostraram a qualidade de Willian na bola parada e como o Chelsea funcionava no comando de Mourinho.

O primeiro gol saiu aos 45 minutos. Após Willian cobrar uma falta ao lado da área, John Terry pegou a sobra e abriu o placar. O segundo foi marcado por Diego Costa, sem ângulo. O jogador naturalizado espanhol ganhou no mano a mano e finalizou de onde estava. Apesar de chegar no lance, Hugo Lloris não conseguiu impedir o gol.

Leia mais: Chelsea x Tottenham: confira o histórico de confrontos