Chelsea: o incrível ato generoso de Sterling

2 minutos de leitura

Raheem Sterling marcou um gol de placa em sua carreira. Mas não trata-se de um lance antológico do atacante pelo Chelsea ou pela seleção inglesa, e sim por uma bonita atitude tomada pelo jogador em apoio à educação e à justiça social. O atleta deu mais um passo para ajudar a mudar a vida de jovens de origens que o remetem ao seu começo.

Sterling irá conceder bolsas de estudos a jovens negros de origens africanas e caribenhas em duas das melhores instituições de ensino da Inglaterra. A Raheem Sterling Foundation constituiu uma parceria com Universidade de Manchester e com o Kings College de Londres para contemplar 14 jovens, que se encaixem nas questões raciais pedidas pelo projeto e que tenham situação socioeconômica vulnerável. Os quatro primeiros selecionados já poderão iniciar os estudos em 2023.

Os estudantes poderão estudar por até quatro anos nas instituições e terminarão o período graduados. A intenção da ação é diminuir a desigualdade social para jovens negros na Inglaterra, oportunizar famílias que necessitam e democratizar o acesso ao ensino superior. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Manchester, menos de 5% dos estudantes presentes na faculdade em 2021/22 eram negros.

Sterling nasceu em Kingston, capital da Jamaica. Ele ficou no país caribenho até seus cinco anos, sendo criado por sua avó. Depois, partiu rumo à Inglaterra, onde cresceu, fez sua vida no futebol e passou a integrar a seleção nacional.

Leia mais:

Mercado: Chelsea prepara reunião com a Inter para tratar de Lukaku e goleiros

Chelsea, Liverpool, Barcelona ou Bayern? Joia de 18 anos frustra gigantes e define destino

Sterling, do Chelsea, prevê evoluções sociais

O camisa 17 do Chelsea não escondeu sua satisfação em poder colaborar com uma parcela da sociedade. Sterling disse que as bolsas estudantis poderão ajudar diversas pessoas a terem um futuro melhor. O atacante exaltou a qualidade das duas instituições de ensino e desejou sorte aos beneficiários.

— Esta oportunidade ajudará os jovens a acessar mais educação e apresentará a eles experiências e oportunidades que irão melhorar suas perspectivas futuras de carreira. Espero que esta iniciativa seja uma verdadeira virada de jogo nos próximos anos. Estou muito feliz por trabalhar com duas das melhores universidades do mundo. Desejo tudo de bom aos beneficiários de nosso financiamento e espero encontrar todos no campus de Manchester e Londres ainda este ano —, comentou o craque do English Team.

Dentro de campo, a vida de Sterling não está fácil. Contratado pelo Chelsea no início da temporada por 47,5 milhões de libras (R$ 300 milhões) junto ao Manchester City, o atacante de 27 anos ainda não conseguiu engrenar com a camisa do clube. Em 2022/23, o atleta entrou em campo 32 vezes, fez sete gols e deu três assistência. O ataque tem sido a principal carência dos Blues na atual temporada.

A sequência de Sterling no Chelsea é incerta. O jogador pode entrar numa lista de dispensas que o clube fará para 2023/24, a fim de diminuir o elenco, enxugar a folha de pagamentos e liberar receitas.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.