O Chelsea tem sido alvo de especulações sobre uma possível troca no comando técnico devido à fase sob o comando de Graham Potter. E, desde o início, ele não era o preferido. Após a demissão de Thomas Tuchel, último treinador dos Blues, Mauricio Pochettino foi o primeiro nome na mesa. O argentino, no entanto, não ocupa a pauta do clube neste momento, foi procurado meses atrás.
Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o Chelsea entrou em contato com Mauricio Pochettino em setembro de 2022, logo após a saída de Tuchel. As negociações não avançaram, e o ex-Tottenham não acertou com o clube, que optou por tirar Graham Potter do Brighton.
Mauricio Pochettino está aberto ao mercado e deseja voltar a trabalhar, mas não é uma opção do Chelsea neste momento, explica Romano.
O ex-zagueiro não comanda nenhuma equipe desde julho de 2022, quando deixou o PSG depois de 84 partidas, 56 vitórias, 13 empates, 14 derrotas, e uma série de decepções, como a traumática eliminação pro Real Madrid na última Liga dos Campeões.
Potter pressionado
O treinador de 47 anos chegou aos Blues embalado por um grande trabalho no Brighton, que fez boas participações na Premier League, “revelou” jovens talentos e praticou um futebol ofensivo.
Considerado um dos técnicos mais promissores do futebol inglês, Graham Potter, porém, ainda não emplacou no Chelsea, e os números provam isso. Até o momento, foram 25 partidas, com sete empates, nove vitórias e nove derrotas, o que representa um aproveitamento de 45,3%.
Na última janela de transferências, o Chelsea realizou investimentos históricos, ultrapassando a barreira de 360 milhões de euros gastos, cerca de R$ 1,9 bilhão. Nomes como João Félix, Enzo Fernandes e Mykhailo Mudryk foram incorporados ao elenco azul, mas ainda não houve uma mudança positiva no desempenho do time dentro de campo. Na última rodada da Premier League, em pleno Stamford Bridge, os Blues perderam por 1 a 0 para o lanterna Southampton.
De acordo com o Evening Standard, os donos do Chelsea, Todd Boehly e Behdad Eghbali, realizaram uma reunião de emergência como Graham Potter nos últimos dias, para tratar do momento delicado do clube. O time ocupa apenas a 10ª posição da Premier League, com 31 pontos, e foi derrotado pelo Borussia Dortmund, no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, por 1 a 0.