Campeão da Champions League 2020-21 e 3º colocado da temporada passada da Premier League, o momento do Chelsea na temporada 2022-23 é o oposto. A equipe de Londres foi eliminada das duas copas na Inglaterra e está em queda no Campeonato Inglês.
O treinador dos Blues, Graham Potter está sob pressão, criticado pelos torcedores e com o ex-jogador da equipe, Frank Lebeuf pedindo a demissão do britânico. Além disso, cinco técnicos são apontados como possível substituto, podendo assumir o cargo em breve.
Chelsea se aproxima do rebaixamento em estatísticas
Recentemente, os torcedores do Chelsea celebraram algumas conquistas, principalmente da Champions League. O clube iniciou algumas temporadas, sendo candidato ao título ou para brigar por uma vaga nas competições continentais.
No entanto, em 2022-23, os torcedores dos Blues estão enfrentando um drama na temporada. No início das competições, sofreu algumas derrotas para Leeds, Southampton e Dínamo de Zagreb, levando a diretoria a demitir o técnico Thomas Tuchel.
Em setembro de 2022, Graham Potter foi anunciado como novo treinador e com a missão de recuperar o ótimo desempenho do Chelsea. Inicialmente, a equipe demonstrou melhora com o novo comando, garantindo a classificação para as oitavas de final da Champions League e três vitórias seguidas na Premier League.
Desde então, a situação do clube de Stamford Bridge começou a desandar. Nas duas copas, tanto da Inglaterra quanto da Liga Inglesa, o time foi eliminado pelo Manchester City, sendo uma com derrota por 4 x 0 e um desempenho muito ruim dentro de campo.
Na Premier League a situação também é complicada. Nos últimos oito jogos disputados, venceu apenas um. Além disso, separando a tabela de classificação apenas com as partidas que Graham Potter está no comando, o Chelsea aparece em 11º lugar, sendo quatro vitórias, três empates e quatro derrotas, resultando no pior começo de trabalho de um treinador nos Blues nos últimos 30 anos.
As estatísticas também apontam outros problemas para o Chelsea. Com Potter como técnico, os Blues somaram apenas 15 pontos, menos que clubes como Leicester e Crystal Palace e que estão atrás dos londrinos na tabela de classificação. Bem como outras equipes que brigam pela permanência na Premier League, como o Nottingham Forest, apresentaram evolução nas últimas partidas.
Problemas no ataque e defesa do Chelsea
Os números do sistema ofensivo do Chelsea também são ruins. Nos 11 jogos com Graham Potter, a equipe marcou apenas 12 gols, ocupando a 13ª colocação, atrás de equipes como Leeds, que visa se afastar da zona de rebaixamento.
A pontaria dos atacantes é um reflexão do número baixo de gols marcados. Em 116 finalizações, 40 foram no gol, ocupando a 15ª colocação entre os clube das Premier League. A taxa de conversão é de 10,3, sendo apenas o 14º colocado.
O sistema defensivo também vem falhando nas partidas, sendo cinco erros individuais dos jogadores e que resultaram em gols dos adversários, o 4º pior da Premier League.