Polônia x Portugal: Quem é o destaque do Chelsea que virou surpresa ‘desconhecida’ na escalação

7 minutos de leitura

Renato Veiga desfruta de sua segunda convocação para a seleção principal de Portugal aos 21 anos. Ele foi comprado pelo Chelsea por 14 milhões de euros na última janela. Volante de ofício, ele também joga na lateral-esquerda e chega aos Blues com menos de duas temporadas como profissional, mas já é visto como encaixe perfeito no time do técnico Enzo Maresca.

Quem é Renato Veiga

Filho do ex-jogador de Cabo Verde Nelson Veiga, Renato nasceu em Lisboa, em 2003. Ele chegou à prestigiada base do Sporting em 2010 e, após três anos, se transferiu para o Real Sport Clube, em Queluz, nos arredores da capital de Portugal, para continuar seu desenvolvimento.

Seis anos depois, Veiga retornou ao Sporting para atuar na equipe B, onde rapidamente ganhou suas primeiras oportunidades, atuando ao lado de jogadores bem acima de sua faixa etária.

O técnico do time principal do Sporting, Rúben Amorim, raramente dava oportunidades a Renato Veiga. Chegou a convocá-lo para enfrentar o Manchester City em 2022 pela Champions League, mas não chegou a tirá-lo do banco de reservas.

Sem espaço no time principal, Veiga foi emprestado ao Augsburg, da Alemanha, em janeiro de 2023. Embora ele tenha feito sua estreia como profissional e jogado 13 partidas, o jogador, aos 19 anos, não conseguiu impressionar e retornou ao Sporting antes do fim do contrato, na metade da temporada.

Virada de chave

Veiga acabou sendo vendido ao Basel por 4,6 milhões de euros e se tornou a maior venda da história do Sporting de um jogador que não havia estreado pelo time principal do clube. Na Suíça, o seu impacto foi imediato. Marcou um belo gol de falta logo na estreia, contra o FC Zurique, que foi eleito o Gol da Temporada do clube, e foi nomeado o Jogador da Semana da Superliga Suíça logo de cara.

Lutando contra o rebaixamento, o Basel viu sua defesa ficar bem protegida com o português atuando como volante. Mas Veiga conseguia avançar em alguns momentos. Ele deu uma assistência e marcou outro gol em uma série importante de resultados do time, entre dezembro e janeiro.

Porém, a segunda metade da temporada do português foi comprometida primeiro por uma suspensão por expulsão num jogo contra o St. Gallen, e depois por uma torção no tornozelo. Renato Veiga perdeu os playoffs de rebaixamento que o Basel acabou conseguindo se manter na primeira divisão.

Enquanto se estabelecia como titular no clube, sua carreira na seleção também avançava. Depois de capitanear a equipe sub-20, Veiga se tornou titular da seleção sub-21 de Portugal, jogando todos os minutos possíveis das Eliminatórias para a Euro da categoria.

Renato Veiga em ação pela seleção portuguesa sub-21
Renato Veiga em ação pela seleção portuguesa sub-21 (Fot: Icon Sport)

Ele foi convocado para os dois primeiros compromissos da seleção principal de Portugal pela Liga das Nações, contra Croácia e Escócia, em setembro, mas não saiu do banco de reservas. Hoje, Veiga vive a expectativa de fazer sua estreia pela seleção.

— A expectativa é dar o meu melhor, aproveitar e desfrutar ao máximo. Me sinto bem em diversas partes do campo. No Chelsea já joguei como lateral e meia defensivo. Onde o treinador achar que devo jogar, eu o farei — disse o lateral do Chelsea em entrevista coletiva.

Como Renato Veiga joga

Não é difícil encontrar Veiga em campo. Afinal, ele tem 1,91m de altura e vai bem no jogo aéreo. Normalmente, espera-se que alguém com essa estatura fosse um jogador mais robusto na defesa, mas o português tem uma ótima técnica e rigor físico.

Ele consegue receber a bola do goleiro ou do zagueiro e sair jogando, seja com passes longos ou com dribles em velocidade para encontrar espaços.

Mas, talvez por ter demorado tanto para atuar profissionalmente, Veiga ainda esteja longe de ser um jogador pronto. O excesso de confiança para sair jogando da defesa já atrapalhou seus times algumas vezes. Foi assim que aconteceu quando ele foi expulso contra o St. Gallen. Tentou escapar de três adversários e encarou uma dividida feia em seguida.

Veiga recebeu sete cartões amarelos em 2023/24 e nove na temporada anterior. Por mais que ele goste de ir para divididas, ele precisa de mais prudência em suas decisões.

Outro ponto de atenção é na falta de precisão nos passes longos também. Espera-se que ele aprimore seus lançamentos, já que é um jogador que gosta de fazer ligações diretas.

Como Renato Veiga está no Chelsea

Renato Veiga Chelsea
Renato Veiga em ação pelo Chelsea (Foto: Imago)

Veiga já fez 11 jogos pelo Chelsea, sendo quatro como titular. Ele esteve entre os 11 titulares apenas nas copas, atuando uma única vez como volante na derrota para o Servette em agosto pelo playoff da Conference League, porque Maresca optou por um esquema com três zagueiros na ocasião.

Sua melhor atuação com a camisa azul, de longe, foi na vitória sobre o Gent por 4 a 2 na estreia da fase de liga da Conference League. Veiga foi o melhor em campo na ocasião, marcando um gol e dando uma assistência.

— Até me arrepio, sinceramente. Sou alguém que trabalha muito e que quer muito atingir os objetivos. Pode-se dizer que foi rápido, mas não senti isso porque passei vários momentos bons e ruins. Não foi fácil sair do lado da minha família para ir para a Alemanha, depois Suíça e agora Inglaterra. Me fez crescer muito. Estou muito feliz e orgulhoso pelo meu percurso — afirmou Veiga.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.