Champions League feminina: Chelsea quebra marca histórica sobre o Barcelona

4 minutos de leitura

O Chelsea está próximo de conquistar sua classificação para a final da Champions League feminina 2023/24. As comandadas de Emma Hayes venceram o Barcelona na ida das semifinais pro 1 a 0, no Estádio Olímpico Lluís Companys e conseguiram uma vantagem para a partida de volta, que será disputada no Stamford Bridge.

Diante de mais de 36 mil espectadores, as Blues venceram o atual da campeão da Women’s Champions League neste sábado (20) com um gol de Erin Cuthbert e quebraram algumas marcas históricas, dando mais força para manter a vantagem no jogo em casa.

Chelsea quebra marca histórica contra Barcelona feminino

Havia muita expectativa para esta semifinal, já que o último encontro entre Chelsea e Barcelona, na Champions de 2020/21, rendeu uma sonora goleada por 4 a 0 contra as inglesas na final, que levou ao primeiro título das catalãs no torneio europeu.

Mas a história foi completamente diferente na manhã deste sábado. Apesar de o Barcelona ter sido superior na posse de bola (como de costume), o Chelsea soube explorar os contra ataques e se defendeu muito bem.

O gol da vitória inglesa saiu aos 40 minutos do primeiro tempo, justamente a partir de uma jogada de contra ataque que terminou em uma bela finalização de Erin Cuthbert.

Além de aproximar o Chelsea da classificação para a final, a vitória representa a quebra de uma marca história alcançada pelas catalãs. Até hoje, a última vez que o Barça havia perdido um jogo em casa havia sido em fevereiro de 2019. A derrota de cinco anos atrás aconteceu contra o Huelva, por 3 a 2, pelo Campeonato Espanhol feminino.

Também foi a primeira vez desde março de 2018, quando o Barça perdeu para o Lyon por 1 a 0, que o time fica um jogo em casa sem marcar.

Além disso, a única finalização no alvo realizada pela equipe espanhola aconteceu apenas nos acréscimos do segundo tempo, quando Salma Paraluello carimbou a bola na trave. Dessa forma, o Barça ficou mais de 100 minutos sem conseguir finalizar no gol.

É uma marca ainda mais impressionante ao saber que a equipe já marcou 164 gols nesta temporada, com uma média de quatro por jogo apenas na Champions.

Agora, as Blues levam a decisão para a casa oficial do Chelsea, em Londres. O jogo de volta acontece no próximo sábado (27), a partir das 13h30 (horário de Brasília).

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.