O Chelsea, atual campeão inglês no futebol feminino, decidiu implementar uma mudança na interação entre as jogadoras e os torcedores a partir da temporada 2024/25.
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O clube anunciou que as atletas não deverão mais conceder autógrafos e tirar fotos com o público no estádio Kingsmeadow, casa do Chelsea feminino, em dias de jogos.
As interações estão proibidas após o apito final e nas intermediações do local antes ou depois dos duelos, e a medida foi implementada como uma forma de garantir mais segurança às jogadoras e aos torcedores dos Blues.
— O aumento da popularidade e o crescimento e sucesso do Chelsea feminino são motivos para comemoração, mas isso vem com novos desafios, e não é mais seguro para as jogadoras darem autógrafos ou tirarem selfies com fãs de forma descontrolada —, disse o clube em comunicado.
O bônus e o ônus da popularidade
A popularidade do futebol feminino inglês aumentou nos últimos anos. Em 2010, foi criada a Women’s Super League (WSL), primeira divisão inglesa da modalidade. Dois anos depois, nos Jogos Olímpicos de Londres, mais de 70 mil pessoas acompanharam o duelo entre a Grã-Bretanha e o Brasil naquela que foi a primeira partida entre mulheres no Estádio de Wembley.
As Olimpíadas, inclusive, ajudaram a elevar o patamar do futebol feminino em terras britânicas. Pouco depois, surgiram novos patrocínios e investimentos na WSL, que se tornou totalmente profissional em 2018.
O torneio se consolidou com um dos mais fortes do mundo e atraiu estrelas de todas as partes do globo. De acordo com a liga, atualmente há 296 atletas de 33 países diferentes na competição.
Um dos times responsáveis pelo aumento da popularidade do futebol feminino na Inglaterra é justamente o Chelsea. O clube é o maior campeão inglês com sete títulos, e costuma investir na contratação e manutenção de jogadoras para continuar a hegemonia. A equipe também está entre as indicadas na categoria “time do ano” de 2024 do prêmio “Bola de Ouro”.
A boa fase, evidentemente, atrai ainda mais torcedores para os jogos. Em abril de 2024, o Chelsea recebeu o Barcelona no jogo de volta da Champions League feminina com recorde de público. Ao todo, 39.398 espectadores estiveram no Stamford Bridge na ocasião.
A nota apontou ainda preocupação com a segurança das atletas e torcida na temporada anterior.
— Os estacionamentos e ruas ao redor do estádio são públicos, portanto, a administração tem um efeito limitado lá. Prevenir a superlotação e garantir a segurança do trânsito são de suma importância —, reforçou.
Isso, porém, não significa que as jogadoras dos Blues não vão mais interagir com o público. O Chelsea garantiu que vai organizar eventos para conectar as atletas aos fãs com segurança ao longo da temporada, com direito a fotos e autógrafos.