O Molineux Stadium foi palco de gritos preconceituosos neste sábado (8), durante o jogo entre Wolverhampton e Chelsea, pela Premier League.
Parte da torcida mandante entoou cânticos homofóbicos em alguns momentos do jogo. O clube londrino e a liga se posicionaram nas redes sociais, repudiando o ato de parte dos torcedores.
Os cânticos partiram da torcida do Wolverhampton. Mesmo após aviso do locutor do estádio, no segundo tempo, de que o ato poderia resultar em graves punições, como expulsão dos praticantes, os xingamentos seguiram. Após o jogo, que terminou 1 a 0 para os Wolves, três prisões foram efetuadas. O Chelsea publicou em seu site uma nota criticando os cânticos homofóbicos.
Club statement on homophobic chanting.
— Chelsea FC (@ChelseaFC) April 8, 2023
A Premier League também não se calou e, através do Twitter, repudiou os atos. A liga ainda deixou claro que o futebol é um ambiente aberto para todas as pessoas. O Wolverhampton não se manifestou em seus perfis, mas através de um porta-voz, condenou o acontecido e disse que cânticos dessa natureza não são tolerados no Molineux Stadium.
The homophobic chanting heard at the Wolverhampton Wanderers versus Chelsea fixture today has no place in football or society.
The Premier League condemns all forms of discrimination. Football is for everyone. https://t.co/rDFlfL1nbA
— Premier League (@premierleague) April 8, 2023
Leia mais:
‘Provei que estavam errados’: Willian faz desabafo sobre volta à Premier League
Premier League contra a homofobia
Nas últimas temporadas, a Premier League lançou a campanha “Rainbow Laces (Cadarços de Arco-Íris)”, que visa mobilizar o público contra o preconceito e tornar o futebol um ambiente mais seguro e receptivo para as pessoas da comunidade LGBTQIAP+. Na atual temporada, em jogos ocorridos entre 22 e 30 de outubro, a liga colocou símbolos da diversidade em bandeirinhas de escanteio, placas, bandeiras, além de braçadeiras de capitão e cadarços.
As mídias da Premier League também estiveram voltadas a promover a diversidade e afastar quaisquer tipos de preconceito. Os clubes foram encarregados de realizarem trabalhos de apoio aos grupos vítimas de discriminação.