Paul Canoville, primeiro jogador negro a vestir a camisa do Chelsea, repudiou o episódio racista que envolve Enzo Fernández e os jogadores da seleção argentina. O ex-atacante se ofereceu para ajudar em qualquer processo restaurativo para o meia dos Blues.
Durante as celebrações da conquista da Copa América 2024, Enzo Fernández fez uma transmissão ao vivo em seu perfil no Instagram em que cantava com outros jogadores argentinos uma música racista e transfóbica em tom de provocação aos franceses.
Segundo a “RMC”, jogadores do Chelsea, especialmente os franceses, estão irritados com a postura de Enzo. Fofana chegou a criticar publicamente a atitude dos argentinos, enquanto alguns atletas deixaram de seguir o meia no Instagram.
Paul Canoville oferece ajuda ao Chelsea
O ex-meio-campista publicou uma nota no site de sua fundação, a “The Paul Canoville Foundation”, em que repudia a música cantada pelos jogadores argentinos.
— Não há espaço para discriminação de nenhum tipo em nossa sociedade, especialmente no esporte que todos amamos. Minhas experiências pessoais de racismo e ódio são bem conhecidas, mas sempre disse que o caminho a seguir é por meio da educação e da compreensão.
O Chelsea está investigando o vídeo internamente antes de se pronunciar publicamente. Canoville se ofereceu para ajudar no caso.
— Dado meu amor e apoio contínuos ao Chelsea e o envolvimento de um de nossos jogadores no caso, me ofereci para ajudar a apoiar qualquer processo de restauração que possa ocorrer agora. Por meio da minha fundação, pretendo ajudar as pessoas a aprender através das lentes das minhas experiências antes, durante e depois do abuso que recebi enquanto jogava futebol, incluindo a capacidade de oferecer perdão quando merecido.
🚨O primeiro jogador negro do Chelsea na história, Paul Canovile, se ofereceu para ajudar em qualquer processo restaurativo de Enzo Fernandez depois que “um canto inaceitável e discriminatório foi compartilhado em um vídeo” em sua página do Instagram.
[@NizaarKinsella] pic.twitter.com/TNgHKEL5bV
— Stamford Brasil 🇧🇷 (@StamfordBrasil) July 18, 2024
Nascido em Southall, na Inglaterra, Canoville foi um meio-campista. Ele passou por algumas grandes equipes inglesas, mas se destacou no Chelsea. O inglês defendeu os Blues entre 1981 e 1986. Ele foi o primeiro jogador negro a vestir a camisa do clube.
Pai de Enzo sai em defesa do jogador
Enquanto o jogador vem sendo criticado pela live e a música entoada, Raúl Fernández saiu em defesa do filho. Em entrevista ao “Deportes Argento”, ele comentou sobre o assunto e criticou Fofana.
— Enzo se sente mal, ele não quis dizer isso, ele já pediu desculpas nas redes sociais e aos companheiros do Chelsea. Mas seu companheiro de equipe (Fofana) no Chelsea nem pediu desculpas nem nada, ele poderia ter entrado em contato com ele, mas não, ele foi direto para as redes sociais em um minuto.
🇦🇷 DECIDIÓ HABLAR CON LA VERDAD…
🗣️ Raúl Fernández, papá de Enzo Fernández, lo defendió: “Yo sé lo que es mi hijo. ¡Él no es eso! Es difícil que un europeo entienda nuestro folklore. Grabó ese vivo en un momento inoportuno. Ni cuenta se dio de lo que cantaba”.
🙄 “En 2014,… pic.twitter.com/C5HtQgkmEz
— Diario Olé (@DiarioOle) July 18, 2024
Raúl ainda comparou a música cantada pelos argentinos com a celebração da Alemanha na Copa do Mundo de 2014.
— Em 2014, quando a Alemanha nos venceu, eles nos imitaram como os gaúchos andavam e nos trataram como ignorantes. Em 2018, a França culpou Messi pela sua altura.