Chelsea deve mudar mentalidade e cultura, diz novo técnico Enzo Maresca

4 minutos de leitura

O Chelsea agora é comandado pelo italiano Enzo Maresca. O novo treinador chegou querendo fazer duas grandes mudanças: implementar uma nova mentalidade e cultura no clube.

Aos 44 anos, o técnico chega após ser campeão da Championship em sua primeira temporada no Leicester. Em sua primeira entrevista pelos Blues, ele deixou claro o que quer mudar no clube.

As mudanças para o Chelsea

O novo comandante deixou claro que a prioridade será criar um ambiente positivo e vencedor em Stamford Bridge. Ele tem cinco anos de contrato e mais um de possível renovação automática do clube, então pensa no futuro.

— Precisamos criar a mentalidade e a cultura corretas o mais rápido possível, uma cultura da qual a torcida possa se orgulhar — disse em sua primeira entrevista coletiva.

maresca chelsea
Enzo Maresca é o novo técnico do Chelsea (Foto: Icon Sports)

Ele também enfatizou a importância da conexão entre o time e a torcida. Para ele, é crucial, especialmente em casa. Isso foi um tema de debate durante o período de Mauricio Pochettino no clube, quando boa parte da torcida não confiava no treinador.

— Quando você chega a um clube, tenta analisar o que o clube e a equipe precisam para melhorar e fazer as coisas certas (…). Vamos tentar ser uma equipe agressiva com a bola e sem ela, e precisamos criar essa conexão entre a torcida e o clube — afirmou.

Desafios e história italiana no clube

O novo técnico dos Blues reconhece o desafio que tem pela frente, mas se mostra confiante no sucesso. “Considero o Chelsea um dos maiores clubes do mundo e estou muito orgulhoso de fazer parte disso“, disse.

Chelsea Aston Villa Everton Fair Play Premier League
Todd Boehly, presidente do Chelsea (Foto: Sport Image/Imago)

Ele também reforçou o pedido para que os torcedores confiem no que o dono do clube, Todd Boehly, está fazendo. Apesar das muitas contratações caras e inconstâncias.

“Apenas confiem no processo, confiem na ideia, apoiem o time”, completou.

O ex-auxiliar de Pep Guardiola é o sétimo técnico italiano a comandar o time de Stamford Bridge na era da Premier League. Ele vai seguir os passos de Gianluca Vialli, Claudio Ranieri, Carlo Ancelotti, Maurizio Sarri, Roberto Di Matteo e Antonio Conte.

O italiano terá sua primeira partida oficial no comando do Chelsea no dia 18 de agosto, contra o atual campeão inglês Manchester City, na estreia da temporada da Premier League.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]