O Chelsea oficializou a contratação de Enzo Maresca como seu novo treinador, após intensas negociações com o Leicester. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o clube londrino pagou 10 milhões de euros (R$ 56,8 milhões) para contratá-lo.
O técnico italiano se tornou o principal candidato para o cargo após impressionar a nova gestão do clube em conversas recentes. A decisão também se deu após Kieran McKenna, do Ipswich Town e alvo do Manchester United, recusar uma possível ida aos Blues.
Chelsea oficializa chegada de novo técnico
Apesar do interesse inicial em outros nomes, como Roberto De Zerbi e Thomas Frank, a diretoria do Chelsea se convenceu de que o comandante do clube da segunda divisão é a escolha ideal para liderar a equipe em uma nova era.
O “Telegraph” havia noticiado anteriormente que a direção do clube de Stamford Bridge havia permissão oficial ao Leicester para negociar diretamente com o treinador. A saída do italiano foi oficializada nesta segunda-feira (3) e, pouco depois, sua contratação foi divulgada nos perfis oficiais do Chelsea.
A compensação que os Foxes pediram pela liberação do italiano é de cerca de 10 milhões de euros, de acordo com Fabrizio Romano. O jornal “Telegraph”, por sua vez, havia informado antes que o valor girava em torno de 10 milhões de libras (R$ 66,7 milhões).
A contratação de Maresca marca a busca dos Blues por um novo rumo após a saída de Mauricio Pochettino no final desta temporada. O técnico argentino deixou o clube por mútuo acordo, após um desempenho inconsistente na Premier League.
Os dois, inclusive, se encontraram nas quartas de final da FA Cup. Os Blues venceram por 4 a 2, no dia 17 de março, com gols de Cucurella, Cole Palmer, Chukwuemeka e Madueke.
Em entrevista para os canais oficiais do Chelsea, Maresca demonstrou entusiasmo para iniciar os trabalhos e sobre o futuro do clube.
— Juntar-se ao Chelsea, um dos maiores clubes do mundo, é um sonho para qualquer treinador. É por isso que estou tão entusiasmado com esta oportunidade. Estou ansioso para trabalhar com um grupo muito talentoso de jogadores e funcionários para desenvolver uma equipe que continue a tradição de sucesso do clube e deixe nossos torcedores orgulhosos.
Welcome to Chelsea, Enzo Maresca! 👊#WelcomeEnzo pic.twitter.com/ZKfuXKQdGD
— Chelsea FC (@ChelseaFC) June 3, 2024
Segundo Romano, Maresca assinou um contrato de cinco anos, com opção de renovação por mais uma temporada. Seis membros da comissão técnica que trabalhavam com o treinador no Leicester também ingressarão em Stamford Bridge.
Por que Enzo Maresca?
O jovem treinador de 44 anos é ex-assistente de Pep Guardiola. Os dois trabalharam juntos no Manchester City e, por isso, o italiano tem inspirações no jogo do catalão, o que pôde ser visto no Leicester.
Maresca é conhecido por seu estilo de jogo baseado na posse de bola, algo que se encaixa na filosofia desejada pelos novos donos do Chelsea. Sua ênfase no desenvolvimento de jovens jogadores também é vista como um ponto positivo, considerando as jovens promessas do clube.
Na última temporada da Championship, o Leicester comandado pelo italiano teve a melhor defesa (41 gols sofridos), o segundo melhor ataque (89 gols) e foi o time com mais vitórias (31), além de ser o campeão, com 97 pontos.
Maresca pelo Leicester:
- 53 jogos
- 36 vitórias
- 4 empates
- 13 derrotas
- 103 gols marcados
- 50 gols sofridos
- 70,3% de aproveitamento
- 1x Championship