Liverpool e Chelsea se enfrentam neste domingo (20). em Anfield, pela 8ª rodada da Premier League. Alguns jogadores já atuaram pelos dois times, mas um em específico não vê isso como privilégio.
Trata-se de Joe Cole, que era destaque nos Blues e se transferiu para os Reds em 2010. O ex-meia admitiu que não queria ir para o novo clube, mas não teve escolha.
Por que Joe Cole saiu do Chelsea
O ex-meio-campista passou sete temporadas de sucesso em Stamford Bridge. Durante o período, venceu três títulos da Premier League, duas FA Cups e uma Copa da Liga.
Então, o Liverpool avançou para tirá-lo de Londres em uma transferência gratuita em julho de 2010, dado o fim do seu contrato com os Blues depois de uma séria lesão no joelho.
Cole explicou que tinha negociações com o Chelsea para estender seu contrato, mas sua lesão empacou as conversas. Segundo ele, seu ego também ajudou na escolha de sair do clube, que não quis renovar.
— Eu precisava de uma bolsa de gelo [no joelho após cada jogo], estava com muita dor. É muito raro voltar para onde você estava… algo subconscientemente clicou e pensei comigo mesmo, ‘Nunca vou voltar para o jogador que eu era. Eu tenho que ir embora.’ Porque não quero terminar minha carreira no Chelsea apenas sentado na mesa de lesões.”
Em entrevista ao podcast “The Obi One”, do companheiro ex-Chelsea John Obi Mikel no início deste ano, ele reforçou: “Meu ego entrou um pouco e o futebol foi mais uma luta. Eu jogaria, meu joelho incharia. Eu não conseguia fazer certas coisas que costumava fazer”.
A chegada ao Liverpool
Sua estadia em Merseyside não foi proveitosa e já começou mal. O meia foi expulso em sua estreia na Premier League contra o Arsenal e sofreria mais problemas de lesão.
No fim, Cole acabou fazendo apenas 42 partidas pelos Reds antes de retornar a Londres para jogar no West Ham em janeiro de 2013. E ele se arrepende de ter ido ao time vermelho.
Segundo o ex-jogador, ele tinha outras alternativas que preferia, principalmente os rivais londrinos. Ele revelou que queria muito ir para o Tottenham e o Arsenal era uma opção, mas não avançou.
— Eu simplesmente não consegui. Faria sentido, Harry Redknapp era o treinador (do Tottenham), eles tinham uma boa equipe, eu morava em Londres, metade dos meus amigos são torcedores do Spurs. Eu simplesmente não consegui fazer isso.
— O Liverpool é um ótimo clube. Não funcionou para mim lá, mas é um clube fantástico. Mas se eu pudesse voltar no tempo, provavelmente diria, ‘Não, quer saber? Espere’. E eu teria ido para o exterior, em algum lugar quente, porque jogar no calor realmente ajudou meu joelho — completou Cole.