Ben Chilwell é o lateral-esquerdo titular do Chelsea e da seleção da Inglaterra. Aos 26 anos, ele talvez seja o principal expoente do país numa posição que, conforme confessou o treinador Gareth Southgate, é a principal carência na equipe nacional.
Mas não faz muito tempo que a realidade era diferente na Premier League. A principal liga do mundo produziu ótimos laterais ao longo das últimas décadas, e boa parte deles vestiu também a camisa da seleção inglesa.
A pedido da própria Premier League, Chilwell elegeu o seu top 5 laterais da Premier League. Confira a lista:
5. Trent Alexander-Arnold (Liverpool)
Trent 🤯 pic.twitter.com/EGNJe62Qwt
— Liverpool FC (@LFC) May 6, 2023
O quinto lugar é um jogador que ainda está em atividade e também o mais novo do ranking. O jogador de 24 anos ainda é jovem, mas já fez história em títulos conquistados pelo Liverpool, principalmente pela sua qualidade na criação de jogadas e cruzamentos. Alexander-Arnold bateu o recorde de assistências numa edição de Premier League e virou até meia recentemente na seleção inglesa.
4. Andy Robertson (Hull City e Liverpool)
Com 57 assistências, o outro lateral do Liverpool, Robertson, é o defensor com mais assistências na história da Premier League. Não à toa, o contemporâneo e colega de posição de Chilwell foi colocado em quarto lugar pelo lateral do Chelsea. O escocês também defendeu o Hull City na elite da Inglaterra.
3. Patrice Evra (Manchester United e West Ham)
⚽ @Evra popped up out of nowhere against Arsenal in 2012!
There's still time to get your hands on a signed copy of his book 👀👇#MUFC | #MUNARS
— Manchester United (@ManUtd) November 30, 2021
Pentacampeão da Premier League com a camisa do United, que defendeu entre 2006 e 2014, o ex-jogador francês pegou a medalha de bronze na lista de Chilwell. O curioso é que os dois nunca se enfrentaram. Evra fez apenas cinco na Premier League, pelo West Ham, após a estreia do inglês na liga, e nenhum deles contra o atual jogador do Chelsea.
2. Gary Neville (Manchester United)
O histórico lateral do Manchester United defendeu os Red Devils entre 1992 e 2011 e levou o segundo lugar na lista de Chilwell. Hoje comentarista, Gary Neville também foi um nome marcante na seleção da Inglaterra e venceu a Premier League 12 vezes, além de ter sido bicampeão europeu.
1. Ashley Cole (Arsenal, Crystal Palace e Chelsea)
Happy birthday to Ashley Cole! pic.twitter.com/dxo6sbbEbJ
— Chelsea FC (@ChelseaFC) December 20, 2015
O primeiro lugar, é claro, teria ficar com um lateral-esquerdo que também é ídolo do Chelsea. Ashley Cole começou a carreira no Arsenal e lá foi bicampeão inglês, fazendo parte do épico time dos Invicibles em 2003/04. No entanto, após desavenças com a diretoria, trocou o Emirates por Stamford Bridge e acabou se tornando um jogador mais identificado com o Chelsea. Jogou com a camisa azul entre 2006 e 2014, foi campeão da Champions League, da Premier League e da Europa League, além de ter jogado as Copas de 2002, 2006 e 2010.