Depois de passagem histórica pelo Chelsea, Fran Kirby é anunciada pelo Brighton

6 minutos de leitura

Fran Kirby encerrou sua carreira histórica com o Chelsea no final da temporada passada. Sem contrato, a maior artilheira das Blues definiu o destino na janela de transferências do futebol feminino e já foi anunciada por uma nova equipe.

O Chelsea se despediu de alguns nomes consagrados de sua história ao final da temporada 2023/2024. A “Era Emma Hayes” se encerrou com a treinadora se despedindo do clube após 12 anos, ao lado de Fran Kirby e Maren Mjelde.

Brighton anuncia Kirby

Pouco mais de dois meses depois de anunciar a despedida do Chelsea, a meia-atacante passará a vestir uma nova camisa na temporada 2023/2024. Ela foi oficializada como reforço do Brighton.

Como Fran Kirby está sem contrato, ela assinou com o Brighton como transferência gratuita. Porém, o tempo de contrato entre as partes não foi revelado.

O Brighton espera um desempenho melhor na Women’s Super League. O time fez apenas a nona melhor campanha, com 19 pontos, na temporada passada. Em 22 partidas, a equipe conseguiu cinco vitórias e quatro empates, mas foram 13 derrotas no período.

Kirby celebra acordo com Brigthon

A nova jogadora dos Seagulls já concedeu entrevista e comentou sobre a nova oportunidade na carreira nos canais oficiais do clube. A meia defendeu o Chelsea por nove anos, onde acumulou um total de 111 gols em 198 partidas, ajudando as Blues a levantarem 16 troféus desde a sua chegada.

— Eu queria permanecer na liga e quando falei com Brighton e, obviamente, com minha antiga companheira de equipe, Maria (Thorisdottir). Tivemos algumas conversas realmente emocionantes em termos das ambições que o clube tem para o futuro.

De fato, o Brighton é um dos clubes que tem se preocupado em criar uma boa estrutura para o crescimento da modalidade. Conforme relatado pelo “The Guardian”, a direção dos Albions investiu 8,5 milhões de libras nas instalações usadas pelas jogadoras e abriu um centro de treinamento feminino de última geração anexo ao do masculino em 2021.

Na entrevista, Kirby citou que o prédio — incluindo o spa, sobre o qual ela brincou sobre “planejar morar todos os dias” — era a “luz verde” para ela assinar.

— Para mim, foi emocionante ouvir esse tipo de paixão vindo de um clube de futebol e fazer parte de outro projeto realmente e entrar como uma jogadora um pouco mais velha e experiente.

Queria ir para algum lugar onde eu pudesse manter meus padrões altos e ajudar a trazê-los para outro clube. Eu queria permanecer nesta liga porque ainda quero competir semana após semana — finalizou a craque.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.