Os jogadores do Chelsea, principalmente os franceses, não estão contentes com Enzo Fernández.
Durante a celebração da conquista da Copa América com a Argentina, Enzo Fernández fez uma transmissão ao vivo em seu perfil oficial no Instagram, quando os jogadores começaram a entoar uma música conhecida pela letra racista e preconceituosa em tom de provocação à França.
“Eles jogam pela França, mas são de Angola, que bom que eles vão correr, se relacionam com transexuais, a mãe deles é nigeriana, o pai deles cambojano, mas no passaporte: francês”, diz a letra.
O volante chegou a encerrar a transmissão quando percebeu qual a música que os companheiros de seleção estavam cantando.
Segundo o jornalista Fabricio Hawkins, da “RMC Sports”, os jogadores do Chelsea não estão satisfeitos com a provocação dos argentinos, principalmente com o companheiro de equipe, Enzo.
❗️Des joueurs de Chelsea, notamment les Français, sont très énervés par les chants racistes des Argentins et par Enzo Fernandez
➡️ Avec ses coéquipiers de la sélection EF a entonné une chanson raciste à l’encontre des joueurs français pendant les célébrations du titre de la Copa https://t.co/FA4ZXtIQDk
— Fabrice Hawkins (@FabriceHawkins) July 16, 2024
O Chelsea contratou Enzo Fernández em janeiro de 2023. Na época, o clube pagou 107 milhões de libras (R$ 666 milhões) ao Benfica, se tornando até então a contratação mais cara da Premier League.
Chelsea investiga vídeo de Enzo Fernández
O Chelsea não se pronunciou publicamente sobre o caso. Porém, segundo o jornalista Kieran Gil, do “Daily Mail”, o clube está investigando o vídeo do volante argentino.
O jornalista acrescenta que a diretoria está tratando o episódio como seriedade e vai tomar as medidas possíveis.
Told Chelsea are investigating the Enzo Fernandez video clip, treating it seriously and will handle accordingly. #CFC have a large number of French players, including Wesley Fofana, who’s described the Argentinian chant as “uninhibited racism”. Story on @MailSport
— Kieran Gill (@kierangill_DM) July 16, 2024
Ao todo, o Chelsea conta com seis jogadores franceses no elenco principal. Disasi, Badiashile, Gusto, Fofana, Sarr e Nkunku estão à disposição de Enzo Maresca.
O zagueiro francês Wesley Fofana publicou um trecho da live de Enzo em sua conta oficial no X (antigo Twitter) e Instagram, criticando a atitude dos jogadores da seleção argentina.
— Futebol em 2024: racismo desinibido — publicou Fofana
Le football en 2024 : racisme décomplexé 🤦🏽♂️🤦🏽♂️🤦🏽♂️ pic.twitter.com/MGkH5wPmNU
— Wesley Fofana (@Wesley_Fofana3) July 16, 2024
Federação Francesa pede punição aos argentinos
Segundo o jornal “AFP”, a Federação Francesa de Futebol (FFF) vai entrar com um pedido à Fifa para que providencias sejam tomadas com relação aos jogadores da seleção sul-americana.
A Federação Francesa também cobra um posicionamento da AFA e da Fifa sobre o caso. Até o momento, nenhuma das partes se pronunciou.
Nas redes sociais, a live de Enzo Fernández viralizou e os jogadores foram criticados pela música. A ministra de esportes da França, Amélie Oudea-Castera, repudiou o episódio e cobrou uma ação da Fifa.
— Patético. Um comportamento ainda mais inaceitável se for repetido. Fifa, alguma reação?
A música ficou famosa entre os argentinos durante a Copa do Mundo de 2022. Na ocasião, a Argentina foi campeã mundial, superando a França nos pênaltis na final.
Pathétique.
Comportements d’autant plus inacceptables qu’ils se répètent. @FIFAcom : une réaction ?@FFF @equipedefrance @Sports_gouv https://t.co/bJenGAQG9g
— Amélie Oudéa-Castéra (@AOC1978) July 16, 2024