Chelsea anuncia saídas de jogadoras históricas no fim da ‘era Emma Hayes’

5 minutos de leitura

Com o fim da “era Emma Hayes” se aproximando, o Chelsea feminino pode sofrer uma debandada no fim de 2023/24. Duas jogadoras anunciaram em um intervalo de dois dias que esta será a última temporada delas no time das Blues.

Chelsea anuncia duas saídas com era Emma Hayes chegando ao fim

No comando da equipe feminina do Chelsea desde 2012, Emma Hayes irá assumir a seleção feminina dos Estados Unidos depois de encerrar a temporada europeia. A treinadora revolucionou a equipe, transformando o Chelsea em uma máquina de empilhar taças. Além de ser a comandante dentro de campo, Hayes tem a confiança da direção para agir quase como uma gestora nos bastidores.

Por isso, não é de se estranhar que parte das atletas desejem encerrar seu ciclo em Stamford Bridge. Nesta sexta-feira (4), o clube oficializou a saída da zagueira Maren Mjelde no fim da temporada. A norueguesa chegou ao Chelsea em 2017, acumulando 23 gols em 140 partidas.

Ela ficou marcada por ter participado da eliminação do Lyon na Champions League feminina 2022/23, marcando um gol de pênalti no tempo regulamentar e mais um quando a partida foi para as penalidades máximas.

Na manhã deste sábado (5), outro anúncio de saída foi oficializado pelo clube. A artilheira histórica das Blues Fran Kirby está de saída do Chelsea depois de quase 10 anos. A meia-atacante tem um total de 115 gols em 205 partidas, sendo 62 deles marcados na WSL, e ajudou o Chelsea a levantar 15 troféus desde a sua chegada em 2015.

— Sair com os troféus que ganhei, com as companheiras de equipe com quem joguei – algumas das melhores jogadoras do mundo – foi um dos maiores privilégios da minha vida. Parte do meu trabalho é jogar bem, ganhar troféus e jogos de futebol. Se eu conseguir fazer isso e inspirar as meninas a serem jogadoras de futebol ou qualquer tipo de atleta, isso é o suficiente para mim — disse Kirby, em vídeo publicado no perfil oficial do Chelsea.

A imprensa na Inglaterra acredita que elas não serão as únicas a deixar Stamford Bridge após a saída de Emma.

— Não é de surpreender que estejamos vendo uma grande mudança na equipe à medida que a era Emma Hayes termina – provavelmente mais anúncios como este [de Fran Kirby] virão neste verão disse a repórter Molly McElwee em sua conta no X (antigo Twitter)

Torcida do Chelsea reage a saída de Fran Kirby e Maren Mjelde

Ambas as jogadoras gravaram vídeos emocionantes de despedida, que geraram reações igualmente emocionadas dos torcedores nas redes sociais.

“Tudo realmente tem um fim??? P* kkkkk eu realmente não estou chorando”

“Todo mundo está saindo, não posso com isso”

“Isso é tão emocionante assistir, desejo tudo de melhor para o futuro, uma vez Blue, sempre Blue”

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.