O Everton foi punido com a retirada de dez pontos na Premier League por não cumprir as regras fiscais da liga inglesa, em decisão foi divulgada nesta sexta-feira (17). Depois dos Toffees, outros clubes também podem sofrer punições graves, como é o caso de Chelsea e Manchester City.
Ao menos é o que defende Stefan Borson, advogado inglês e especialista no tema. Borson utilizou as redes sociais para comentar sobre a punição do Everton e que tanto Citizens como os Blues também podem sofrer sanções graves.
“Alarmista ou não, a extensão das acusações da PL está em nível que, se comprovado, deve levar ao rebaixamento“, explica o advogado.
Quais são os casos de Chelsea e City
Em fevereiro de 2023, o Manchester City foi sujeito a uma investigação e 115 acusações de violações financeiras entre 2009 e 2018. A Premier League aponta que que os Citizens se recusaram a divulgar a fonte da receita do clube. Além disso, uma parcela significativa do salário de Roberto Mancini foi paga por uma suposta empresa de faixada localizada em Abu Dhabi.
O Chelsea foi multado em 8,6 milhões de libras pela Uefa após violar as regras do Fair Play Financeiro durante a administração de Roman Abramovich. Agora, a Premier League está investigando se as normas da competição também foram quebradas entre 2012 e 2019.
As acusações são de que, enquanto propriedade do russo, o clube teria realizado uma série de pagamentos irregulares com o intuito de burlar regras fiscais do futebol, principalmente em transferências de jogadores — em casos que envolvem até brasileiros.
— Sem ver o julgamento de -10 pontos para o Everton, parece difícil para mim por uma violação direta do FFP. Mas reforça que as sanções contra o City e agora contra o Chelsea serão potencialmente indutoras de rebaixamento — disse Borson sobre as investigações envolvendo Manchester City e Chelsea.
A tendência, no entanto, é que os Blues recebam apenas uma multa caso as investigações comprovem as irregularidades. Já o City foi absolvido na Corte Arbitral do Esporte dos julgamentos da Uefa, mas a investigação da PL ainda está em andamento.
O especialista ainda reforça que, no mínimo, passa a ser irresponsável correr os riscos que esses gigantes correram com as manobras fiscais.
— Apenas aceitar uma multa como custo de fazer negócios, deve ser urgente e imediatamente reconsiderado — afirmou Borson.
Declaração do clube.https://t.co/UKWbNQ0lpW pic.twitter.com/4StU2ldlYR
— Everton (@Everton_PT) November 17, 2023
O jornalista Martin Lipton, do “SunSPORT” disse ainda ao “talkSPORT” que Chelsea e Manchester City estão “suando muito” após a divulgação da punição ao Everton. Ele ainda aponta que a situação dos Citizens é pior que a dos Blues.
— No caso do Chelsea, muitas das acusações vem antes da entrada em vigor das regras do Fair Play Financeiro. A expectativa óbvia será uma dedução de pontos, mas provavelmente será o rebaixamento para o City se for considerado culpado — explica Lipton sobre as investigações.
O Everton caiu para a penúltima colocação da Premier League e agora está com apenas quatro pontos. O Manchester City lidera a competição com 28 pontos, enquanto o Chelsea aprece em décimo lugar com 16.