Astro do Chelsea testa positivo para substância proibida e pode ser banido

6 minutos de leitura

A torcida do Chelsea acordou nesta terça-feira (17) com uma bomba: pode ter um de seus jogadores mais caros da história banidos.

Isso porque Mykhailo Mudryk testou positivo para uma substância proibida no antidoping, de acordo com o site inglês “The Athletic”.

Mudryk pego no doping no Chelsea

Os Blues confirmaram uma descoberta adversa em um teste de urina de rotina na manhã de terça-feira. O jogador, por sua vez, disse que nunca usou intencionalmente nenhuma substância proibida.

Nas redes sociais, o atacante ucraniano confirmou que nunca usou intencionalmente nenhuma substância proibida ou quebrou qualquer regra, e está colaborando para investigar como isso pode ter acontecido.

Mudryk Chelsea
Mudryk em ação na Premier League (Foto: Imago)

As fontes do The Athletic afirmam que Mudryk testou positivo para meldonium depois da pausa para a Data Fifa, em novembro.

Os efeitos do meldonium apontam para, principalmente, uma melhora da capacidade de produzir energia a partir da queima de carboidratos e melhora da recuperação após o exercício. Para o público não esportivo, é um medicamento usado para quem sofre de condições cardíacas.

O medicamento foi adicionado à lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidoping (WADA) em janeiro de 2016, pouco antes de Maria Sharapova, ex-número 1 do tênis, também ter sido pega no doping com a substância.

O comunicado do Chelsea sobre o caso

“Tanto o clube quanto Mykhailo apoiam totalmente o programa de testes da FA e todos os nossos jogadores, incluindo Mykhailo, são testados regularmente.

Mykhailo confirmou categoricamente que nunca usou intencionalmente nenhuma substância proibida.

Tanto Mykhailo quanto o clube trabalharão agora com as autoridades relevantes para estabelecer o que causou a descoberta adversa.”

Mudryk durante pré-temporada do Chelsea
Mudryk durante pré-temporada de 2024/25 (Foto: Icon Sport)

A declaração de Mudryk nas redes sociais

Posso confirmar que fui notificado de que uma amostra que forneci à FA continha uma substância proibida.

Isso foi um choque completo, pois nunca usei intencionalmente nenhuma substância proibida ou quebrei qualquer regra, e estou trabalhando em estreita colaboração com minha equipe para investigar como isso pode ter acontecido.

Sei que não fiz nada de errado e continuo esperançoso de que voltarei ao campo em breve. Não posso dizer mais nada agora devido à confidencialidade do processo, mas farei assim que puder.”

Mudryk pode ser banido?

Mykhaylo Mudryk antes de partida do Chelsea (Foto: Icon sport)
Mykhaylo Mudryk antes de partida dos Blues (Foto: Icon sport)

Os regulamentos antidoping da Associação Inglesa de Futebol (FA) são rígidos. Segundo as regras, qualquer violação será tratada como uma violação de responsabilidade estrita.

Isso significa que um jogador será considerado culpado no doping simplesmente ao ser encontrada uma substância proibida no seu corpo, independente do uso ter tido intenção ou não.

A alegada falta de intenção ou conhecimento de um jogador também não é considerada uma defesa válida contra uma acusação, de acordo com os documentos.

Por violar os regulamentos antidoping da FA, Mudryk pode pegar uma pena máxima de suspensão de quatro anos, embora outros fatores possam reduzir essa pena para dois anos ou até um mês.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]