O dia de encerramento da janela de transferências na Premier League é sempre agitado, e no mercado de janeiro de 2025 não foi diferente. Um dos protagonistas de uma mudança de clube no apagar das luzes foi o francês Axel Disasi, que deixou o Chelsea rumo ao Aston Villa.
O zagueiro estreou nos Villains no sábado (15), contra o Ipswich Town, e em seguida falou sobre o quanto o “deadline day” deste início de ano lhe causou inquietação.
— Foi estressante, muito estressante. Quando eu acordei, pensei que ficaria no Chelsea e jogar, ou não jogar, não sei. À tarde, as coisas estavam acontecendo. As coisas iam, depois não iam, e depois estavam indo de novo –, relembrou ele em entrevista ao “Express & Star”.
Disasi comentou que assinou o acordo de empréstimo por volta de 22h45 (horário local), pouco antes do encerramento da janela, marcado para 23h (no horário local).
Deixar o Chelsea marca ‘recomeço' para Disasi
O francês de 26 anos deixou o Monaco para vestir a camisa do Chelsea em agosto de 2023 por cerca de 45 milhões de euros (R$ 242,1 milhões na época), e fez 61 jogos nos Blues desde então.
Nesta temporada, o defensor perdeu espaço e participou de apenas 17 duelos do time de Stamford Bridge — seis deles na Premier League. Ele reforçou o quanto almejava o acerto com o Villa e destacou que valoriza muito a transferência, ainda que temporária.
Além da equipe de Birmingham, o Tottenham apareceu entre os interessados em contratá-lo.
— Acho que 15 minutos depois seria tarde demais (para assinar o contrato). Mas estou aqui e estou feliz –, declarou.

O atleta também ressaltou a importância de uma conversa franca com Unai Emery às vésperas do negócio, com o técnico afirmando a “confiança no potencial” dele e mostrando a vontade de “ajudar a melhorar” seu jogo.
— Eu precisava ouvir isso de um treinador como ele, porque ele me deu confiança com isso. Monchi (presidente de operações) e Damian (diretor de futebol) também. A conversa com os três foi muito boa porque tive o sentimento de que eles sabem o que fazem. Para mim, foi importante porque me fez sentir mais seguro com a minha decisão –, complementou ele.
Disasi reforçou o desejo de ajudar a equipe da forma como Emery preferir e já ambiciona os duelos pela Champions League. O Aston Villa se classificou direto às oitavas do torneio ao fazer 16 pontos em oito jogos da fase de liga e pode enfrentar Clube Brugge ou Borussia Dortmund no mata-mata.