O Chelsea anunciou na tarde deste domingo (2) a demissão do técnico Graham Potter. De acordo com o clube, o treinador, de forma amigável, concordou em colaborar para facilitar os trâmites de sua saída. Bruno Saltor assumirá o comando da equipe interinamente.
Em sua passagem pelos Blues, Potter chegou às quartas de final da Champions League, mas deixou o clube na 11ª posição na Premier League, com 38 pontos.
— O Chelsea gostaria de agradecer a Graham por todos os seus esforços e contribuições e desejar-lhe felicidades no futuro — escreveu o clube londrino em comunicado oficial.
A demissão de Graham Potter chega um dia após a derrota do Chelsea por 2 a 0 para o Aston Villa, no Stamford Bridge. O treinador chegou ao time em setembro do ano passado e, em 32 jogos, ele teve 12 triunfos, 8 empates e 12 revés, dando em um aproveitamento de 45,8%.
Antes das oitavas de final da Champions League, Graham Potter ficou balançado no cargo. Porém a sequência de três vitórias seguidas – Leeds e Borussia Dortmund em casa, além de Leicester fora – seguraram o comandante no Chelsea. Mas o seu rendimento ainda é bem abaixo, o que culminou em sua demissão antes mesmo de terminar a temporada.
— Em nome de todos no clube, queremos agradecer sinceramente a Graham por sua contribuição ao Chelsea. Temos o mais alto grau de respeito por Graham como treinador e como pessoa. Ele sempre se comportou com profissionalismo e integridade e estamos todos desapontados com este resultado — disse os proprietários co-controladores do Chelsea, Todd Boehly e Behdad Eghbali.
Faltando três meses para o término da temporada, os Blues têm duas formas difíceis de se classificar para a Champions League: tirar 11 pontos e sete posições na Premier League em sete rodadas de campeonato ou vencer a principal competição continental. Os time londrino enfrenta o atual campeão europeu, Real Madrid, nas quartas de final do torneio.
— Juntamente com nossos fãs incríveis, estaremos todos apoiando Bruno e a equipe enquanto nos concentramos no resto da temporada. Temos 10 jogos restantes da Premier League e uma quarta de final da Champions League pela frente. Vamos colocar todo o esforço e empenho em cada um desses jogos para que possamos terminar a temporada em alta — concluíram os co-controladores do Chelsea.
O Chelsea não fica fora da Champions League há quatro anos e os novos proprietários do clube gastaram mais de 500 milhões de libras (R$ 2,78 bilhões) em contratações. Ficar fora da principal competição europeia seria uma catástrofe financeira e esportiva para os Blues.