O Chelsea voltou a fechar negócio no mercado de transferências. O clube chegou a um acordo para contratar o jovem brasileiro Gabriel Mec, do Grêmio, de 16 anos.
Os londrinos fecharam acordo que pode chegar a até 20,5 milhões (R$ 150 milhões), se forem atingidas metas estipuladas no contrato. A informação foi divulgada inicialmente pelo “Ge”.
Mais um jovem brasileiro do Chelsea
O agente de Mec, o pai de Neymar, esteve em Porto Alegre há duas semanas para realizar negociações. Mas o Grêmio rejeitou a oferta inicial dos Blues, que foi de 12,8 milhões de libras.
O clube inglês aumentou a oferta e, somando os bônus, chegou a um valor que o Imortal aceitou. Segundo o Ge, o contrato acordado entre clube e jogador foi de cinco anos.
Aos 16 anos, Mec sequer atuou pelo profissional do Grêmio, mas ficará no Brasil até completar 18 anos. Os moldes são os mesmos, por exemplo, da venda de Endrick ao Real Madrid, quando também tinha 16 anos.
Ou seja, o destaque da base gremista ficará até 2026 em Porto Alegre e, depois, seu contrato com o time de Stamford Bridge será válido até 2031 — assim como vários outros jovens do elenco.
Os gastos gigantes com adolescentes
Desde a chegada de Todd Boehly, novo dono do clube, a Londres, os Blues gastaram mais de um bilhão de libras em reforços. Parte considerável desse valor veio na contratação de garotos menores de idade.
Ainda nesta janela, o clube havia fechado há pouco mais de um mês a contratação de Estevão, do Palmeiras, outro destaque jovem do Brasil, por 28 milhões de libras.
Antes da dupla, garotos brasileiros como Andrey, Ângelo e Deivid Washington já haviam desembarcado em Londres depois de fazer sucesso com pouca idade.
Além de se juntar à lista de brasileiros no clube, Mec seria o 17º adolescente contratado pelos Blues desde que Boehly assumiu o controle do clube em 2022. Os integrantes dessa lista custaram um total de 282,5 milhões de libras, com Romeo Lavia sendo o mais caro.
O jovem gremista pode fazer esse número crescer para 303 milhões de libras — cerca de R$ 2 bilhões. O atacante equatoriano Kendry Paez, de 17 anos, também assinará com o clube por 17,2 milhões de libras quando completar 18 anos, em maio de 2025.