Conference League: Chelsea vai enfrentar clube ‘aleatório’ com técnico português e 7 anos de existência

11 minutos de leitura

O Chelsea tem mais um compromisso em Stamford Bridge, dessa vez contra o Noah nessa quinta-feira (7), às 17h (horário de Brasília), pela terceira rodada da fase de liga da Conference League.

Embora seja amplo favorito, o Chelsea tem alguns desafios curiosos. O Noah é um time muito novo no futebol, com apenas sete anos de existência. A equipe é comandada por um técnico português e conta com quatro brasileiros.

Jogando em Stamford Bridge, o Noah espera surpreender com a vitória contra o gigante do futebol inglês.

Quem é Noah, adversário do Chelsea?

O Noah é um clube da cidade de Armavir, localizada no oeste da Armênia, e atualmente disputa a Premier League Armênia, a principal competição do país.

Para os jogos das competições locais, a casa do Noah é o Kotaik Stadium. Para a Conference League, o local passa a ser o Vazgen Sargsyan Republican Stadium.

A equipe foi fundada em 2017 como FC Artsakh e jogou a primeira partida de sua história em 2 de junho de 2017, no empate sem gols com o Banants.

Logo na primeira temporada já conseguiu feitos importantes. A equipe iniciou a trajetória competitiva na temporada 2017/18 na Primeira Liga da Armênia, a segunda divisão do futebol local. Com a segunda melhor campanha da competição, conseguiu a promoção para a Premier League.

Na elite do futebol armênio, enfrentou dificuldades e terminou a temporada 2018/19 com um decepcionante oitavo lugar.

Mudança de nome e títulos

Em 2019, o Artsakh passou por algumas mudanças importantes. O clube foi vendido para Karen Abrahamyan, ex-ministra da Defesa de Artsakh.

A primeira mudança de Abrahamyan foi o nome e o clube passou a ser chamado de Noah. Essa é uma referência a Noé, cuja Arca, segundo a Bíblia, parou nas Montanhas de Ararat, tradicionalmente chamada de Monte Ararat, localizada na Armênia.

Outra mudança foi no escudo. O Artsakh ostentava um emblema redondo vermelho com uma águia. A partir de 2019 a identidade visual passou a ser preta com um texto simples. “Yerevan Armenia Football Club Noah”, ou Clube de Futebol Yerevan Armênia Noah na tradução para o português.

Sob o comando da Abrahamyan, o time correspondeu imediatamente e conseguiu o primeiro título. O Noah venceu a Copa da Armênia na temporada 2019/20 ao derrotar o Ararat-Armenia nos pênaltis.

Ainda em 2020, a equipe foi campeã da Supercopa da Armênia, derrotando novamente o Ararat-Armenia, dessa vez no tempo regulamentar por 2 a 1.

Técnico português e quarteto brasileiro são destaques do Noah

O plantel está em um momento espetacular de sua história. Além de enfrentar o Chelsea, o time faz a melhor campanha em competições europeias.

Essa não é a primeira participação do Noah em torneios internacionais. Eles foram eliminados ainda na primeira fase das eliminatórias da Europa League em 2020/21 e Conference League em 2021/22.

Na atual temporada, eles também passaram pelas fase eliminatórias e superaram o tradicional time grego AEK Atenas com 3 a 2 no placar agregado.

Um dos principais responsáveis por esse trabalho histórico é Rui Mota. O treinador português trabalhou em clubes como Braga e Sporting e tem passagem pelo futebol brasileiro. Em 2020 ele foi auxiliar técnico de Ricardo Sá Pinto no Vasco da Gama.

Dentro de campo, quatro brasileiros se destacam com a camisa do Noah. Na defesa, Arthur Coneglin, Pablo Santos e Marcos Pedro são as opções para Rui Mota. No ataque, Matheus Aiás é a esperança de gols.

Outro destaque vai para Gonçalo Gregório e que pode levar perigo para a defesa do Chelsea. Mesmo com poucos meses no time, o português tem 11 gols e é o quinto maior artilheiro do Noah.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.