Além do título, a última rodada da Premier League 2023/24 também definiria o time a ficar com a vaga para a Europa League. Chelsea e Tottenham entraram em campo contra Bournemouth e Sheffield United, neste domingo (19), para disputar a quinta posição na tabela.
Jogando fora de casa, o Newcastle enfrentou o Brentford ainda sonhando com a possibilidade de se classificar para a Conference League.
Tottenham conquista retorno às competições europeias
Sem Richarlison (lesionado) em campo, o Tottenham teve amplo domínio contra o já rebaixado Sheffield United fora de casa. Apesar de os Blades não terem dado tanto trabalho, o goleiro Wesley Foderingham fez boas defesas.
Mas não foi suficiente para impedir a vitória tranquila por 3 a 0 da equipe de Ange Postecoglou, com gols de Kulusevski (2) e Pedro Porro.
Depois de uma temporada frustrante na qual o Tottenham não conseguiu se classificar para nenhuma competição europeia, os Spurs estão de volta à Europa League. O clube termina a PL com 66 pontos.
Chelsea vence com golaço, mas aguarda para saber se vai à Europa League
O Chelsea, por sua vez, não teve vida tão fácil contra o Bournemouth. Mesmo sendo superior na posse de bola (62% versus 38%), os Cherries encontraram mais oportunidades para finalizar (22 versus 17).
Ainda assim, os Blues foram mais eficientes e saíram do Stamford Bridge com a vitória por 2 a 1. Caicedo marcou seu primeiro gol com a camisa do Chelsea. E foi um golaço.
Ainda no primeiro tempo, o volante aproveitou uma saída errada do goleiro adversário e fez o famoso “gol que Pelé não fez”, marcando de cobertura do meio do campo. O outro gol dos Blues foi marcado por Sterling, e Badiashile fez um contra para o Bournemouth.
O Chelsea termina a PL com 63 pontos, em 6º lugar. Agora, depende apenas do título do Manchester City contra o United na FA Cup para garantir a vaga na Europa League.
Thiago Silva se despede com mais uma atuação segura
Thiago Silva fez sua última partida pelo Chelsea. O zagueiro encerra sua jornada de três anos nos Blues com as taças da Champions League e o inédito Mundial de Clubes da Fifa.
Na partida deste domingo, mais uma vez se apresentou bem na defesa, realizando oito cortes e uma intercepação e acertando 95% dos passes, de acordo com o “Sofascore”.
Bruno Guimarães dá esperanças ao Newcastle
Ainda na disputa pelas competições europeias, o Newcastle fez o dever de casa e venceu o Brentford por 4 a 2 com mais uma grande atuação de Bruno Guimarães.
O brasileiro marcou um e deu duas assistências para os gols de Barnes e Isak. Murphy também deixou o dele para manter os Magpies no sétimo lugar, com 60 pontos.
Caso o City vença a Copa da Inglaterra, além de o Chelsea ir para a Liga Europa, o time de Eddie Howe garante a classificação para a Conference League.