Enfim, foram conhecidos os grupos da Liga dos Campeões 2022/23, em sorteio realizado nesta quinta-feira (25). Dessa forma, o Chelsea caiu no Grupo E, juntamente com Milan, RB Salzburg e Dinamo Zagreb. Com isso, mesmo vindo do pote 2, os Blues são os principais favoritos a ficarem com a primeira colocação do grupo, mesmo buscando contratações nesta reta final de janela de transferências.
Bring it on! 👊#UCL || #UCLdraw pic.twitter.com/z9IBs4zdUA
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) August 25, 2022
Chelsea: favoritismo x tradição
Campeão na temporada 2020/21, o Chelsea chega a mais uma Liga dos Campeões com a chancela de ser um dos favoritos ao título. Sendo assim, os comandados do treinador alemão Thomas Tuchel fizeram uma campanha tranquila e sólida na última Premier League, assegurando a terceira colocação. Além disso, os Blues chegaram nas finais das copas nacionais, sendo derrotado em ambas para o Liverpool. Fatores que impulsionam a equipe a manter bons resultados na atual época. A única questão que ainda é dúvida no lado londrino, é a expectativa por algumas contratações neste fim de janela de transferências. Até o momento, Sterling, Koulibaly e Cucurella são as principais novidades no elenco azul. Enquanto Lukaku e Werner são as principais saídas.
Por outro lado, o clube londrino encara três campeões nacionais em seu grupo: Milan (ITA), RB Salzburg (AUS) e Dínamo Zagreb (CRO). Destaque para o Milan, que mesmo tendo um time inferior tecnicamente ao Chelsea, é a segunda força entre os quatro, pela qualidade técnica e também pela tradição. Vale lembrar que apesar de não conquistar o torneio desde 2007, os Rossoneros continuam sendo o segundo maior campeão da Champions, com sete títulos conquistados, atrás apenas do Real Madrid, que tem 14 e é o atual campeão.
Our group is now taking shape! 🇦🇹
⭐️⭐️ #UCLdraw pic.twitter.com/Ma7dzMFt23
— Chelsea FC (@ChelseaFC) August 25, 2022
Rossoneros x Blues pela primeira vez neste século
A principal atração no Grupo E sem dúvidas é o embate entre Chelsea x Milan, fato inédito neste século. Ao todo, as equipes se enfrentaram apenas cinco vezes na história, sendo duas delas pela Liga dos Campeões, na temporada 1999/2000.
Dessa forma, na ocasião, pelo Grupo H, italianos e ingleses terminaram empatados nas duas partidas; 1 x 1 na Itália e 0 x 0 na Inglaterra.
Por fim, os outros três duelos foram realizados na década de 60, no extinto torneio Taça das Freiras, com uma vitória para cada lado e um empate.
You know the words… 🎶
⭐️⭐️ #UCLdraw pic.twitter.com/RigySsRFCp
— Chelsea FC (@ChelseaFC) August 25, 2022