Chelsea contrata ‘guru de transferências’ de sensação da Premier League

4 minutos de leitura

O Chelsea tem criado uma relação de negócios bastante próxima com o Brighton. O time do litoral sul da Inglaterra tem tido sucesso recente na Premier League principalmente por conta do “descobrimento” de jovens destaques e, depois, a revenda desses jogadores por grandes quantias.

Um dos grandes responsáveis por esse trabalho é Sam Jewell, chefe de recrutamento do Brighton, que aceitou a proposta do Chelsea e ocupará um “cargo global” dentro do modelo multi-clubes dos Blues, segundo o “The Athletic”.

A ‘limpa' do Chelsea no Brighton

A ida de Jewell a Londres segue a trajetória de Paul Winstanley, diretor de talentos globais dos Blues, que também trocou os Seagulls pelo clube londrino há 16 meses.

Jewell se junta a uma lista de profissionais que migraram entre os dois clubes nos últimos anos, incluindo Winstanley, o próprio técnico Graham Potter, outros diretores e diversos outros treinadores auxiliares.

Potter é um dos cotados para assumir a seleção inglesa - PA Images / Icon Sport

Chelsea Brighton
Foto:Icon Sport

Se contar os jogadores, a lista fica ainda maior.O lateral-esquerdo Marc Cucurella, uma das transferências mais caras do clube, custou 56 milhões de libras no início da temporada passada.

Um ano depois, o espanhol foi seguido pelo compatriota Robert Sanchez, contratado por 25 milhões de libras, e o meio-campista Moises Caicedo, que quebrou o recorde de transferência interna da Premier League quando os Blues pagaram 115 milhões de libras.

O novo talento do Chelsea

Jewell, de apenas 34 anos, renunciou ao clube da costa sul e deve iniciar suas atividades no Chelsea em novembro, após cumprir o período de aviso prévio. Em outubro do ano passado, ele havia recusado a oferta de diretor técnico no Rangers, da Escócia, para continuar na Premier League.

Caicedo deixou o Birghton rumo ao Chelsea
(Foto: Icon Sport)

Filho do ex-técnico do Wigan Athletic Paul Jewell, o profissional teve participação na transferência de Caicedo para o Brighton e na chegada de Alexis Mac Allister do Argentinos Juniors em 2019.

O técnico dos Seagulls, Roberto De Zerbi, encheu a bola do executivo no fim do ano passado e elogiou seu trabalho nas contratações e captação de talentos:

— Ele é um cara excelente, meu amigo. Ele trabalhou muito bem na última janela de transferências (verão de 2023). É muito jovem, mas tem muito talento, muita paixão. Ele conhece todos os jogadores do mundo… assim como eu! – disse o italiano na ocasião.

A equipe executiva do Chelsea está em expansão. Outra iminente contratação é a de Josh Marsh, chefe de operações de futebol do Swansea City, como gerente de empréstimos.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]