É possível? Pochettino ‘crava’ quais são as chances de título para o Chelsea na Premier League

5 minutos de leitura

O Chelsea enfrenta o Everton neste domingo (10), pela 16ª rodada da Premier League. A equipe de Mauricio Pochettino entra em campo, no Goodison Park, tentando voltar a vencer após uma derrota frustrante para o Manchester United.

Vivendo um ano de reconstrução após uma temporada decepcionante, os Blues ainda não conseguiram engatar uma sequência positiva. Em 15 rodadas, são apenas cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas.

Em entrevista coletiva pré-jogo, Pochettino desabafou sobre o momento frustrante e deu uma “cravada” sobre a possibilidade do Chelsea levar o título da Premier League.

Pochettino ‘crava’ sobre possibilidade de título para o Chelsea

Devido ao momento de reformulação dos Blues, era de se esperar que essa não fosse uma temporada para empilhar taças em Stamford Bridge. Porém, o nível de contratações e o dinheiro gasto na última janela criou a expectativa de que a equipe brigaria na parte de cima da tabela.

Só que não é isso que a torcida tem visto. Ao fim da 15ª rodada, o Chelsea se encontra na 10ª posição, cinco pontos atrás do West Ham (9º colocado) e empatado em pontos com o Brentford, que vem logo em seguida na tabela.

N entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (8), um repórter comentou disse que achava que o clube seria capaz de desafiar o G4 da PL nesta temporada, brigando por posições mais altas. Pochettino deu uma resposta “na lata”.

— Nós vamos desafiá-los, sim. Talvez não agora, mas no futuro, sim. Espero que o mais cedo possível. — disse Pochettino.

— Em quanto tempo? — questionou o repórter.

— Quem sabe? Espero que o quanto antes. Mas com certeza vamos desafiar o Top-4. — respondeu o treinador.

Pochettino também foi questionado se “não contratar os jogadores certos” torna esse trabalho mais difícil e demorado. O técnico deu uma alfinetada em sua resposta, dizendo que “precisamos dar tempo” aos atletas. 

— Não é só trazer jogadores com contratos de oito anos, é trabalhar com eles e contextualizar tudo para criar uma dinâmica e formar uma equipe. Esse é o desafio mais difícil que temos pela frente. Temos jogadores talentosos, mas precisamos criar esta plataforma onde todos possam encontrar o seu lugar e começar a sentir que pertencem a este grupo, à equipe e ao clube.

O argentino criticou a pressão imposta sobre os jogadores mais jovens, dizendo que a sua prioridade é criar um ambiente confortável onde eles se sintam confiantes. Só que, na visão de Pochettino, isso pode levar quatro meses, um semestre ou um ano.

— Como eles podem melhorar no ritmo que todos desejam em um clube como o Chelsea, onde a cultura é vencer, se a prioridade é se estabelecer, pertencer, criar coisas diferentes para jogar e vencer jogos? […] Quando falamos de jovens jogadores eles precisam estar num local onde se sintam confortáveis ​​e sintam confiança.

— Não podemos esquecer que estamos no Chelsea e a pressão é enorme. Quando você não vence, você sente a pressão. Usar este escudo não é a mesma coisa que usar outro. Sabemos o que precisamos fazer. É uma questão de tempo, às vezes são seis meses, às vezes, talvez um ano ou quatro meses. Mas temos certeza, estamos construindo algo que valerá a pena.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.