O Real Madrid pagou 103 milhões de euros (R$ 543 milhões) para tirar Jude Bellingham do Borussia Dortmund na última janela de transferências, mas o Chelsea poderia ter garantido a contratação do inglês por um valor cinco vezes menor. O clube teve a oportunidade de comprar o meio-campista ainda quando ele era uma jovem promessa, mas se negou a pagar uma quantia considerada baixa para os padrões dos Blues.
Bellingham foi revelado pelo Birmingham e fez o caminho incomum de deixar a Inglaterra para rumar à Alemanha. Em 2020, ele acertou com o Dortmund por 22 milhões de euros, aos 17 anos. Gigantes ingleses chegaram a tentar contratá-lo, como o Manchester United e o Chelsea. Detalhes impediram os negócios de serem fechados.
Por que o Chelsea não contratou Bellingham?
20 milhões de libras! Esse foi o motivo para o meio-campista inglês não jogar em Stamford Bridge. Em entrevista ao “Obi One Podcast”, Frank Lampard revelou que tentou contratar Bellingham em sua primeira passagem como técnico do Chelsea, entre 2019 e 2020. Contudo, a direção da época julgou que o investimento não era o mais correto a se fazer por conta da pouca idade do atleta.
— Quando eu era técnico do Chelsea durante minha primeira passagem, estava desesperado para trazer Jude Bellingham. Mas não consegui levar adiante a ideia de pagar 20 milhões de libras por alguém da idade dele —, confidenciou.
Frank Lampard: “When I was managing at Chelsea [during my first spell] I was desperate to bring Jude Bellingham in. But I couldn’t get it through upstairs the idea of paying £20m for someone his age. (via @obionepodcast) pic.twitter.com/oVhEks8qRT
— ChelsTransfer (@ChelsTransfer) November 6, 2023
À época, os Blues ainda viviam sob a gestão do russo Roman Abramovich. Em 2019, o Chelsea viveu alguns momentos complicados gerencialmente. A equipe chegou a ser proibida pela Fifa de contratar jogadores por conta de irregularidades em transferências de jovens atletas.
Atualmente, parece impossível imaginar que o time de Stamford Bridge se negaria a pagar 20 milhões de libras em um jovem do potencial que tinha Bellingham à época. Desde que Todd Boehly e a Clearlake Capital assumiram o controle do clube, em 2022, o Chelsea passou investir majoritariamente em jogadores promissores.
A atual média de idade da equipe de Mauricio Pochettino é de 23 anos e dois meses. O Chelsea é o time mais jovem da Premier League 2023/24.