Ex-técnico revela que Chelsea ‘perdeu’ Bellingham por ‘merreca’

5 minutos de leitura

O Real Madrid pagou 103 milhões de euros (R$ 543 milhões) para tirar Jude Bellingham do Borussia Dortmund na última janela de transferências, mas o Chelsea poderia ter garantido a contratação do inglês por um valor cinco vezes menor. O clube teve a oportunidade de comprar o meio-campista ainda quando ele era uma jovem promessa, mas se negou a pagar uma quantia considerada baixa para os padrões dos Blues.

Bellingham foi revelado pelo Birmingham e fez o caminho incomum de deixar a Inglaterra para rumar à Alemanha. Em 2020, ele acertou com o Dortmund por 22 milhões de euros, aos 17 anos. Gigantes ingleses chegaram a tentar contratá-lo, como o Manchester United e o Chelsea. Detalhes impediram os negócios de serem fechados.

Por que o Chelsea não contratou Bellingham?

20 milhões de libras! Esse foi o motivo para o meio-campista inglês não jogar em Stamford Bridge. Em entrevista ao “Obi One Podcast”, Frank Lampard revelou que tentou contratar Bellingham em sua primeira passagem como técnico do Chelsea, entre 2019 e 2020. Contudo, a direção da época julgou que o investimento não era o mais correto a se fazer por conta da pouca idade do atleta.

— Quando eu era técnico do Chelsea durante minha primeira passagem, estava desesperado para trazer Jude Bellingham. Mas não consegui levar adiante a ideia de pagar 20 milhões de libras por alguém da idade dele —, confidenciou.

À época, os Blues ainda viviam sob a gestão do russo Roman Abramovich. Em 2019, o Chelsea viveu alguns momentos complicados gerencialmente. A equipe chegou a ser proibida pela Fifa de contratar jogadores por conta de irregularidades em transferências de jovens atletas.

Atualmente, parece impossível imaginar que o time de Stamford Bridge se negaria a pagar 20 milhões de libras em um jovem do potencial que tinha Bellingham à época. Desde que Todd Boehly e a Clearlake Capital assumiram o controle do clube, em 2022, o Chelsea passou investir majoritariamente em jogadores promissores.

A atual média de idade da equipe de Mauricio Pochettino é de 23 anos e dois meses. O Chelsea é o time mais jovem da Premier League 2023/24.

Chelsea Manchester City
Cole Palmer é um dos jovens de ouro Chelsea (Foto: Icon Sport)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.