Novamente o Chelsea passou por uma intensa janela de transferências. Com um elenco inchado com mais de 40 jogadores, a diretoria montou uma lista longa e gerou uma receita relevante de 165 milhões de euros (R$ 1,02 bilhão).
As negociações foram fundamentais para o Chelsea fazer caixa e liberar espaço na folha salarial. Na temporada passada, a Premier League puniu Everton e Nottingham Forest com dedução de pontos por violações financeiras, deixando os “azuis de Londres” em alerta.
As negociações do Chelsea na janela
Além de levantar caixa, a equipe de Stamford Bridge conseguiu “se livrar” de alguns jogadores que não estão nos planos do técnico Enzo Maresca. Ao todo, 13 atletas deixaram o clube em definitivo.
Um dos casos que mais chamou a atenção no Chelsea era Malang Sarr. O jogador estava encostado no clube e recebia 100 mil libras por semana. Quando foi apresentado, Pochettino chegou a afirmar que não conhecia o zagueiro. O francês rescindiu o contrato.
Entre as saídas, a única que não envolveu uma rescisão ou venda é Thiago Silva. O brasileiro deixou o clube ao fim do contrato e assinou com o Fluminense. Situação semelhante ao de Ziyech, emprestado ao Galatasaray na temporada passada.
As vendas do Chelsea:
- Ian Maatsen – Aston Villa – 44,5 milhões de euros
- Conor Gallagher – Atlético de Madrid – 42 milhões de euros
- Lewis Hall – Newcastle – 33 milhões de euros
- Romelu Lukaku – Napoli – 30 milhões de euros
- Omari Hutchinson – Ipswich Town – 23,5 milhões de euros
- Ângelo – Al-Nassr – 23 milhões de euros
- Diego Moreira – Strasbourg – 2 milhões de euros
Outra alternativa utilizada pela diretoria do Chelsea foi o acordo por empréstimo.
Os empréstimos do Chelsea
- Trevoh Chalobah – Crystal Palace
- Armando Broja – Everton
- Dorde Petrovic – Strasbourg
- Tino Anjorin – Empoli
- Kepa Arrizabalaga – Bournemouth
- Raheem Sterling – Arsenal
- Andrey Santos – Strasbourg
- Alfie Gilchrist – Sheffield United
- Gabriel Slonina – Eupen
- Bashir Humphreys – Burnley
- Lesley Ugochukwu – Southampton
Quem está com a situação indefinida?
Embora tenha solucionado alguns “problemas”, o Chelsea ainda conta com jogadores que estão com a situação indefinida. Todos estavam na lista de negociáveis, pois não fazem parte dos planos de Maresca.
Deivid Washington quase deixou o time em três ocasiões. No último dia da janela europeu, o brasileiro viu o acordo com Strasbourg e Hull City não serem finalizados. O Flamengo também negociou com o atacante, mas o Chelsea recusou a proposta.
Ben Chilwell, David Fofana e Cesare Casadei também estão com o futuro indefinido na equipe.