O Chelsea enfrenta uma situação complexa relacionada às suas finanças. O clube vendeu diversos jogadores na última janela de transferências e ainda tem pendências para evitar punições.
✅ Siga a PL Brasil no Threads, BlueSky e WhatsApp
E, segundo o ex-CEO do Everton, Keith Wyness, o clube de Stamford Bridge dificilmente vai conseguir evitar um banimento por parte da Uefa na próxima temporada.
As preocupações do Chelsea
O executivo, que foi CEO do Everton entre 2004 e 2009 e agora dirige uma consultoria de futebol aconselhando clubes de elite, deu sua opinião em entrevista ao podcast “Inside Track”, do site inglês “Football Insider”.
Ele afirmou que os Blues muito provavelmente vão ser banidos das competições europeias no ano que vem — caso se classifiquem — e que tal proibição teria consequências financeiras devastadoras.
Recentemente, a Uefa confirmou que os clubes não poderão registrar ganhos com a venda de ativos para empresas afiliadas — ou seja, não são contabilizadas vendas de jogadores para outros clubes que compartilham o mesmo dono do seu.
Isso acaba colocando o Chelsea em risco de uma possível violação financeira, uma vez que o clube fez negócios com o Strasbourg, da França, que também é de propriedade da BlueCo, dona dos Blues.
Além disso, o clube vendeu alguns de seus hotéis, parte do centro de treinamento de Cobham e o time feminino para uma empresa afiliada no ano passado para ajudar a compensar as grandes perdas.
Agora, nem essas vendas extra-campo nem o as transferências de jogadores serão contabilizadas por conta da regra da Uefa.
O possível banimento da Uefa
Apesar das regras da entidade europeia, a Premier League decidiu aprovar a venda do hotel do clube, que valia cerca de 76,5 milhões de libras. A Uefa pode não aceitá-la ainda assim.
— Levou quase um ano antes de ouvirmos que esse acordo hoteleiro foi aprovado. Ainda não temos todos os detalhes sobre se a avaliação desses hotéis foi aceita como valor de mercado justo — disse o consultor.
As possíveis sanções da Uefa incluem um aviso, uma multa ou até mesmo o banimento de uma equipe das competições europeias. E, segundo Wyness, os Blues devem receber o banimento
— Mas para a Europa na próxima temporada, o Chelsea não conseguirá se classificar. A Uefa não permitirá que esses negócios hoteleiros sejam contabilizados e acredito que eles violarão as regras.
Segundo ele, caso o clube realmente seja banido das competições europeias, passarão por muitos apertos, uma vez que a receita europeia será uma parte importante da receita daqui para frente.