Chelsea e Arsenal fazem um dos maiores clássico da Inglaterra. Recheado de histórias, os dois times londrinos já decidiram torneios ingleses e europeus e geralmente fazem confrontos acirrados. Mas, o derby tem sido desbalanceado nos últimos anos.
Desde janeiro de 2020, o Chelsea venceu apenas um clássico contra o Arsenal, em agosto de 2022, no Emirates Stadium. No mais, foram dois empates e sete vitórias dos Gunners.
Grande parte desse desequilíbrio recente coincide com a má fase que o Chelsea atravessou depois que venceu a Champions League de 2021. Os Blues viveram uma dura transformação tanto no elenco quanto na administração.
Quando Roman Abramovich precisou se desfazer da propriedade do Chelsea por conta das sanções impostas pelo governo do Reino Unido contra pessoas ligadas ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, Todd Boehly comprou o clube por 5 bilhões de euros (R$ 25,5 bilhões na época), em maio de 2022.
Desde então, foram 1,32 bilhão de euros gastos em reforços, quatro treinadores e decepções esportivas — 12º colocado na Premier League de 2023/23 e sexto na temporada passada.
A crise do Chelsea, no entanto, parece ter sido revertida com a chegada do técnico Enzo Maresca. Os Blues ocupam a quarta posição da Premier League nesta temporada, jogam um futebol bonito e tem Cole Palmer, um dos melhores jogadores do mundo, em seu elenco.
Chelsea mal e Arsenal bem
Pelo outro lado, enquanto o Chelsea caía, o Arsenal se erguia com o império de Mikel Arteta, disputando o título inglês com o Manchester City nas duas últimas temporadas e retornando à Champions League.
Porém, seguindo com a o paralelo antagônico entre as duas equipes, o Arsenal agora é quem atravessa uma fase difícil. Não vence há três jogos na Premier League e vem de derrota para a Inter de Milão pela Champions League no meio de semana.
Os Gunners ocupam uma posição abaixo do Chelsea. Ambos têm a mesma pontuação, mas os Blues marcaram mais gols que os Gunners e por isso estão à frente do rival.
Para piorar, o Arsenal não sabe se poderá contar com Declan Rice, que quebrou um dedo do pé na derrota para o Newcastle no último sábado (2). Kai Havertz e Mikel Merino também são dúvidas para o jogo. Kieran Tierney, Riccardo Calafiori, Takehiro Tomiyasu e Raheem Sterling já são desfalques certos.
Por outro lado, os Gunners contam com o retorno de Martin Odegaard, que se recuperou completamente de uma lesão no tornozelo.
Já no Chelsea, a grande dúvida é se Cole Palmer joga. O astro inglês sofreu uma pancada no confronto diante do Manchester United e tenta se recuperar a tempo. Omari Kellyman e Jadon Sancho já são desfalques certos para o clássico.