O Chelsea tem oito jogadores emprestados a vários clubes da Europa. Um deles é o brasileiro Ângelo, que foi contratado por R$ 92 milhões no meio do ano passado e foi cedido ao Strasbourg, clube francês de Todd Boehly, proprietário dos Blues, e tem feito sucesso.
Mas nem todo empréstimo acaba dando certo. Como é o caso de Andrey Santos, que não teve oportunidades no Nottingham Forest e viu o seu contrato ser interrompido neste mês.
Outro empréstimo que foi interrompido foi o de David Fofana ao Union Berlin. O atacante de 21 anos fez 17 jogos durante a sua passagem pelo clube alemão, quatro sendo quatro deles na Champions League. Ao todo, o marfinense marcou dois gols e deu uma assistência na Alemanha.
Em dezembro de 2022, o Chelsea desembolsou 12 milhões de euros (R$ 66 milhões na cotação da época) para ter o “novo Didier Drogba”, que havia marcado 24 gols e dado 10 assistências em 65 jogos na Noruega.
O atacante marfinense chegou a integrar a equipe sub-21 do Chelsea e fez quatro jogos oficiais pelo time principal, sendo três da Premier League e um pela Copa da Inglaterra.
A ideia do Chelsea foi chamar Fofana de volta para encontrar um destino melhor para a sua promessa. O Sevilla chegou a demonstrar interesse na contratação por empréstimo, mas houve um entrave na negociação.
A Fifa determina um limite de sete jogadores emprestados a clubes de outros países, sem incluir atletas com menos de 21 anos e que estejam no clube há três anos.
No momento, o Chelsea já atingiu o limite da regra. São sete emprestados:
- Maatsen (Borussia Dortmund)
- Hakim Ziyech (Galatasaray)
- Romelu Lukaku (Roma)
- Kepa Arrizabalaga (Real Madrid)
- Gabriel Slonina (Eupen)
- Diego Moreira (Lyon)
- Ângelo (Strasbourg)
Para outro atleta ser emprestado para algum clube de fora da Inglaterra, um dos sete nomes precisaria encerrar seu vínculo temporário e retornar ao Chelsea.
O marfinense reforçará o time de Vicent Kompany, que luta para não voltar à Championship. O Burnley é o atual penúltimo colocado, a quatro pontos de sair da zona.
E o Andrey Santos?
O empréstimo não muda a situação de Andrey Santos em Stamford Bridge. Caso queira emprestar novamente o brasileiro, o Chelsea só poderá fazê-lo a um time inglês. Por enquanto, não existe nenhuma confirmação.
Quando Ângelo irá para o Chelsea?
O contrato de empréstimo de Ângelo com o Strasbourg dura até o final do ano. A expectativa do jogador é que ele seja integrado ao Chelsea a partir de 2024/25.
Em entrevista exclusiva para a PL Brasil, o brasileiro disse que vê com bons olhos o treinador Mauricio Pochettino, com experiência em trabalhar com jovens atletas, e que não sente pressão em vestir a camisa dos Blues.
Números de Ângelo pelo Strasbourg:
- 16 jogos (7 como titular) no Campeonato Francês
- 3 assistências no Campeonato Francês
- 1 partida pela Copa da França