Chelsea empresta joia e dá sinal de futuro a Andrey Santos

4 minutos de leitura

O Chelsea tem oito jogadores emprestados a vários clubes da Europa. Um deles é o brasileiro Ângelo, que foi contratado por R$ 92 milhões no meio do ano passado e foi cedido ao Strasbourg, clube francês de Todd Boehly, proprietário dos Blues, e tem feito sucesso.

Mas nem todo empréstimo acaba dando certo. Como é o caso de Andrey Santos, que não teve oportunidades no Nottingham Forest e viu o seu contrato ser interrompido neste mês.

Outro empréstimo que foi interrompido foi o de David Fofana ao Union Berlin. O atacante de 21 anos fez 17 jogos durante a sua passagem pelo clube alemão, quatro sendo quatro deles na Champions League. Ao todo, o marfinense marcou dois gols e deu uma assistência na Alemanha.

David Fofana em ação pelo Union Berlin (Foto: Icon Sport)
David Fofana em ação pelo Union Berlin (Foto: Icon Sport)

Em dezembro de 2022, o Chelsea desembolsou 12 milhões de euros (R$ 66 milhões na cotação da época) para ter o “novo Didier Drogba”, que havia marcado 24 gols e dado 10 assistências em 65 jogos na Noruega.

O atacante marfinense chegou a integrar a equipe sub-21 do Chelsea e fez quatro jogos oficiais pelo time principal, sendo três da Premier League e um pela Copa da Inglaterra.

A ideia do Chelsea foi chamar Fofana de volta para encontrar um destino melhor para a sua promessa. O Sevilla chegou a demonstrar interesse na contratação por empréstimo, mas houve um entrave na negociação.

A Fifa determina um limite de sete jogadores emprestados a clubes de outros países, sem incluir atletas com menos de 21 anos e que estejam no clube há três anos.

No momento, o Chelsea já atingiu o limite da regra. São sete emprestados:

  • Maatsen (Borussia Dortmund)
  • Hakim Ziyech (Galatasaray)
  • Romelu Lukaku (Roma)
  • Kepa Arrizabalaga (Real Madrid)
  • Gabriel Slonina (Eupen)
  • Diego Moreira (Lyon)
  • Ângelo (Strasbourg)

Para outro atleta ser emprestado para algum clube de fora da Inglaterra, um dos sete nomes precisaria encerrar seu vínculo temporário e retornar ao Chelsea.

Por isso, Fofana foi cedido ao Burnley neste sábado (13), até o fim da temporada 2023/24.

O marfinense reforçará o time de Vicent Kompany, que luta para não voltar à Championship. O Burnley é o atual penúltimo colocado, a quatro pontos de sair da zona.

E o Andrey Santos?

O empréstimo não muda a situação de Andrey Santos em Stamford Bridge. Caso queira emprestar novamente o brasileiro, o Chelsea só poderá fazê-lo a um time inglês. Por enquanto, não existe nenhuma confirmação.

Quando Ângelo irá para o Chelsea?

Ângelo Chelsea Strasbourg
Ângelo está emprestado pelo Chelsea na temporada (Foto: Icon Sport)

O contrato de empréstimo de Ângelo com o Strasbourg dura até o final do ano. A expectativa do jogador é que ele seja integrado ao Chelsea a partir de 2024/25.

Em entrevista exclusiva para a PL Brasil, o brasileiro disse que vê com bons olhos o treinador Mauricio Pochettino, com experiência em trabalhar com jovens atletas, e que não sente pressão em vestir a camisa dos Blues.

Números de Ângelo pelo Strasbourg:

  • 16 jogos (7 como titular) no Campeonato Francês
  • 3 assistências no Campeonato Francês
  • 1 partida pela Copa da França
Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.