Chelsea vai manter Andrey Santos no elenco para próxima temporada

5 minutos de leitura

Depois de impressionar durante o empréstimo no Strasbourg, o clube francês deixou claro ao Chelsea o quanto deseja ter Andrey Santos novamente na próxima temporada.

O Chelsea deu ao Strasbourg, que é de propriedade de Todd Boehly (dono do Chelsea), a mesma resposta que deu a vários times da Champions League, que também fizeram consultas pelo jogador nos últimos meses: “Ele não está à venda ou será emprestado, ele ficará em Stamford Bridge“. A informação é do site “The Athletic”.

A pergunta que fica agora é onde Andrey vai se encaixar no time do Chelsea.

Linha do tempo

Empréstimo frustrado no Forest

O jovem de 20 anos, comprado do Vasco no ano passado por 18 milhões de libras, fez uma pré-temporada promissora no Chelsea antes de ser emprestado ao Nottingham Forest.

Seu tempo no Forest não poderia ser pior. O time acabou comprando os meias Ibrahim Sangare, do PSV, e Nicolas Dominguez, do Bolgona, e o então técnico Steve Cooper priorizou a dupla ao invés de Andrey, que jogou apenas 96 minutos.

Volta por cima no Strasbourg

A pouca minutagem em campo fez o Chelsea romper com o empréstimo em janeiro e ceder Andrey Santos ao Strasbourg. Com pouco tempo, o brasileiro conquistou o técnico Patrick Vieira.

O Strasbourg entrou nesse jogo sob pressão, pois estava a um ponto da zona de rebaixamento. O time de Andrey venceu por 3 a 1, com o brasileiro de titular. Desde então, o meia revelado pelo Vasco começou entre os 11 titulares. Suas atuações renderam elogios de Vieira.

— Andrey demorou algumas semanas para se adaptar ao aspecto atlético, mas desde a primeira partida está muito confortável. Ele tem uma grande maturidade apesar da idade. Andrey fica tranquilo quando tem a bola nos pés. Ele tem qualidade técnica para construir também na retaguarda — disse o técnico do Strasbourg.

Andrey foi eleito o Jogador Jovem do Mês da Ligue 1 em março e recebeu os prêmios de Jogador do Mês do Strasbourg em abril e maio. A boa temporada fez o Chelsea ficar encantado.

Andrey Santos terá espaço no Chelsea?

andrey santos satrasbourg
Andrey Santos em ação pelo Strasbourg (Foto: Icon Sport)

Acontece quem mesmo que o Chelsea venda Conor Gallagher, ainda tem Moises Caicedo, Enzo Fernández, Roméo Lavia e Lesley Ugochukwu para a posição. Segundo o “The Athletic”, esses jogadores custam quase 300 milhões de libras aos Blues.

— Estilisticamente, Andrey Santos se encaixa perfeitamente para jogar sob o comando de Enzo Maresca. Sua retenção de bola está fora deste mundo. Ele pode jogar como nº 6 ou nº 8 – então ele é versátil. Você pode entender por que há tanto otimismo. Maresca gosta de jogar um jogo baseado na posse de bola, com dois meio-campistas defensivos oferecendo proteção, seja no 4-2-3-1, no 4-3-3 ou no 4-4-2 na hora de pressionar — disse uma fonte do Chelsea, de forma anônima, ao “The Athletic”.

O Chelsea tem uma temporada muito movimentada pela frente caso vença a eliminatória para a Conference League, já que o time voltará a disputar quatro competições. Há também o Mundial de Clubes daqui a 12 meses. O rodízio será obrigatório, principalmente para Fernández e Caicedo.

O argentino teve que passar por uma cirurgia de hérnia em março, problema com o qual sofreu durante meses. Isso teve um impacto negativo em sua performance. Enquanto isso, apenas Gallagher (50) fez mais jogos em 2023-24 do que Caicedo (48).

O clube espera que Lavia e Ugochukwu possam desempenhar um papel maior depois de iniciar apenas três jogos da Premier League sob o comando de Mauricio Pochettino por conta de lesão, mas por não estar envolvido nas Olimpíadas, Andrey Santos terá a chance de impressionar Maresca na pré-temporada, que começa no próximo mês.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.