Chefe da Federação Francesa fala pela 1ª vez sobre assédio sexual

1 minuto de leitura

Afastado desde a última semana da Federação Francesa de Futebol (FFF), o ex-presidente da entidade, Noël Le Graët está sendo investigado pelo Ministério Público de Paris por assédio moral e sexual, segundo a AFP.

Recentemente, a agente Sonia Souid expôs episódios em que foi coagida pelo mandatário. De acordo com ela, o executivo agiu de maneira inadequada quando disse em reunião profissional que as ideias da dirigente se concretizariam caso “estivessem mais próximos”.

As declarações da empresária foram recolhidas por auditores da Inspecção-Geral da Educação, Desporto e Investigação (IGESR) da França.

Ministra de Esportes da França, Amélie Oudéa-Castéra demonstrou apoio a Souid. “Parabéns Sonia Souid pela coragem de seu testemunho. Nossa auditoria valerá a pena. Até breve”, escreveu Amélie em seu Twitter.

Dirigente nega acusações

Em comunicado à AFP o mandatário surpreende-se ao saber “através da imprensa” da abertura de inquérito policial contra ele. O ex-chefe da entidade ainda condena as “diversas ingerências e pressões externas” que têm surgido desde o início das investigações.

Advogados de Le Graët alegam pressão política

De acordo com os advogados de Le Graët “as denúncias contra o ex-presidente da FFF não respeitam os valores básicos da separação de poderes ou da presunção de inocência”.

Eles ainda afirmam que “a auditoria administrativa do caso está seriamente comprometida diante das diversas intervenções por parte da ministra”.

Apesar das acusações, a sessão investigada pelo MP de Paris não tem como foco o dirigente, mas sim a gestão global da Federação Francesa de Futebol.

Cenário caótico

Antes de ser desligado, quarta-feira passada, Noël Le Graët já vinha sendo pressionado devido as críticas feitas a Zinedine Zidani após o mesmo renovar contrato do treinador Didier Deschamps, campeão mundial com a França em 2018.

Com isso, Philippe Diallo, vice-presidente da FFF assume o comando da entidade interinamente.

Foto destaque: Reprodução/Sandra Ruhaut/Icon Sport)

Luiz Felipe Sciarra
Luiz Felipe Sciarra

Jornalista pela UNAERP Prazer!
Meu nome é Luiz Felipe Sciarra, apaixonado por futebol e tudo que envolve as quatro linhas.
Há alguns anos tomei a decisão de explorar novos ambientes, quando então deixei BH e fui logo parar na cidade mais calorosa do interior paulista, Ribeirão Preto.
Meu corpo respira futebol a todo instante! Vamos nessa?