O desconhecido primeiro elo entre Manchester City e Fluminense que fez história nos dois times

5 minutos de leitura

O Manchester City enfrenta o Fluminense nesta sexta-feira (22), pela final do Mundial de Clubes, às 15h (horário de Brasília). Embora o confronto no King Abdullah Sports City, em Jeddah, na Arábia Saudita, marque o primeiro confronto entre os times, Charlie Williams é fundamental para a história das equipes.

Charles Albert Williams, popularmente conhecido como Charlie Williams, nasceu em 19 de novembro de 1873, em Welling, na Inglaterra. A trajetória no futebol começou em 1891 como goleiro do Arsenal (então conhecido como Woolwich Arsenal).

Williams fez carreira atuando em diversos clubes da Inglaterra, como Tottenham, Norwich e Brentford. No entanto, se destacou com a camisa do Manchester City. O ex-goleiro jogou na equipe de 1894 a 1902, sendo 232 partidas e um gol marcado.

Depois de encerrar a carreira como jogador em 1908, Williams iniciou os trabalhos como treinador da Dinamarca, onde ficou apenas dois anos.

Man City bateu o Urawa Reds – Foto: Icon sport

A chegada de Charlie Williams no Fluminense

No dia 16 de março de 1911, Charlie Williams chegou no Rio de Janeiro no navio Oropesa e foi anunciado como treinador do Fluminense. Durante a apresentação, o inglês foi descrito como “o homem que conhece todos os segredos e meios do esporte violento”.

Logo no primeiro ano no comando do Tricolor Carioca, conseguiu feitos históricos. O treinador guiou a equipe para o título do Campeonato Carioca com seis vitórias em seis jogos, além de 21 gols marcados e apenas um sofrido.

No ano seguinte, o desempenho foi abaixo do esperado, com o Flu terminando apenas em quinto lugar no Carioca. No entanto, Williams e seus jogadores escreveram o nome na história ao vencerem o primeiro clássico entre Fluminense e Flamengo, o Fla-Flu, no dia 7 de julho de 1912, por 3 a 2.

A primeira passagem de Williams pelo Fluminense encerrou em 1912, chegando ao acordo para comandar o B 93, da Dinamarca, e o Olympique Lillois (atual Lille), da França. Em 1924 retornou ao Tricolor, permanecendo até 1926. O inglês ainda comandou América, Botafogo e Flamengo, encerrando a carreira em 1931.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.