Ter grande poder ofensivo é essencial na Premier League. Liverpool e Manchester City, os dois primeiros colocados, destacam-se pela capacidade de criar chances de gol, especialmente pelos passes. No geral, as equipes valorizam a velocidade e a movimentação da bola através dos toques.
Quem mais cria chances de gol na atual temporada da Premier League
Isso é mensurado entre as estatísticas da liga. A mais famosa, obviamente, é a de assistências – os passes que resultam em gol. No entanto, nem toda finalização é certeira, o que leva à criação de um outro critério: os passes-chave, ou passes que resultam em finalização para gol.
Dessa forma, é possível contabilizar como um time consegue criar oportunidades de finalização através do passe de uma forma separada, sem levar em consideração também a capacidade de finalização desses ataques. Veja, abaixo, a lista dos times com mais passes para finalização e assistências no campeonato, após 28 rodadas.
Líderes em passes para finalização na Premier League (28 jogos)
- Manchester City: 395 (52 assistências)
- Chelsea: 338 (31 assist.)
- Liverpool: 322 (51 assist.)
- Manchester United: 303 (27 assist.)
- Leicester City: 283 (39 assist.)
- Brighton: 265 (19 assist.)
- Aston Villa: 264 (27 assist.)
- Tottenham: 255 (30 assist.)
- Wolverhampton: 255 (27 assist.)
- Everton: 252 (26 assist.)
- Southampton: 247 (20 assist.)
- Norwich City: 237 (17 assist.)
- Arsenal: 222 (26 assist.)
- West Ham: 222 (26 assist.)
- Watford: 222 (18 assist.)
- Newcastle: 210 (17 assist.)
- Sheffield United: 206 (17 assist.)
- Bournemouth: 200 (17 assist.)
- Burnley: 188 (23 assist.)
- Crystal Palace: 188 (16 assist.)
Já entre os três primeiros colocados, interessante observar a diferença de assistências entre Chelsea e Liverpool. Enquanto os Blues possuem mais passes para finalização, o número de assistências é bem menor. Isso pode ter diversas hipóteses, entre elas uma diferença na precisão de finalizações.
O Manchester City de Pep Guardiola, como esperado, é o líder no quesito. Uma característica do time é a intensa troca de passes, resultando na criação de diversas chances. Além da característica coletiva, há a presença de Kevin de Bruyne, o líder em assistências e passes para finalização em todo o campeonato.
Todos os jogadores da Premier League com ao menos uma assistência estão contabilizados no gráfico interativo abaixo. No eixo horizontal, estão os passes-chave. No vertical, estão as assistências totais.
Cada bola representa um jogador: ao passar com o cursor do mouse acima de cada uma, é mostrado o nome do atleta, seu clube e os dados nos dois critérios. Além disso, na caixa localizada no topo, é possível filtrar por equipe para descobrir quais os melhores atletas de cada time nessa situação. Confira:
Leia mais: Os 5 melhores meias da década da Premier League
Destaques individuais
Além de Kevin De Bruyne, outros jogadores também chamam a atenção pela capacidade de criar chances de gol. O belga lidera com 92 passes para finalização e 17 assistências, com uma boa distância dos próximos jogadores.
Trent Alexander-Arnold, do Liverpool, é o segundo com 12 assistências e terceiro em passes-chave, com 71. James Maddison, do Leicester, possui 77 passes-chave e apenas 6 assistências.