Championship: Retrospectiva 2021

Championship: Retrospectiva 2021
Foto Destaque: Reprodução/Championship

Certamente, a Championship é um dos torneios mais charmosos e disputados do futebol europeu. Repleta de clubes tradicionais, torcidas fanáticas e batalhas equilibradas, a segunda divisão inglesa proporciona aos seus competidores a possibilidade de um prêmio muito valioso, o acesso a Premier League, a liga mais rica do mundo. Portanto, confira a retrospectiva do ano de 2021 nesta competição.

Championship 2021: Forma de disputa

Primeiramente, é sempre bom ressaltar como o campeonato funciona. A saber, a Championship é disputada por 24 equipes, em sistema de pontos corridos, com jogos de ida e volta. Desse modo, os dois primeiros colocados na classificação geral garantem o acesso direto para Premier League. Enquanto isso, as equipes que ficarem do 3º ao 6º lugar, se enfrentam em uma série de playoffs para definir a última vaga na elite.

Já na parte debaixo da tabela, os três piores times são rebaixados para League One (terceira divisão). Todavia, também são três clubes da divisão inferior que se sobem para disputar a próxima edição Championship.

Temporada 2020/2021

Em resumo, a temporada 2020/2021, que se encerrou no meio deste ano, teve o Norwich City como campeão. Ademais, Watford e Brentford também conseguiram o acesso a Premier League. Por outro lado, Wycombe, Rotherham e Sheffield Wednesday foram os rebaixados. Ademais, o artilheiro desta edição da Championship foi Ivan Toney, do Brentford, com 33 gols.

Championship 2021: Atualmente

Na data de criação desta matéria, a temporada 2021/2022 se encontra a pleno vapor, em sua 25ª rodada. Neste momento, Bournemouth e Fulham lideram a competição. Ou seja, se o campeonato terminasse hoje, ambas equipes estariam classificadas para Premier League. Ademais, a zona dos playoffs, que definem a última vaga na elite, está sendo ocupada por Blackburn, West Brom, Middlesbrough e QPR. Em contrapartida, Derby County, Barnsley e Peterborough United são os integrantes da zona de rebaixamento.

A melhor equipe

Liderando o campeonato, e também as estatísticas defensivas, o Bournemouth tem feito uma grande campanha nesta edição da Championship. Assim, com 46 pontos marcados, o clube é um grande candidato ao título da segunda divisão. Consequentemente, o feito traria a equipe de volta a Premier League, competição que os Cherries não disputam desde 2020.

Foto: Reprodução/Bournemouth

A pior equipe

Curiosamente, a equipe de pior campanha não é a lanterna da liga. Afinal, o Derby County ocupa a última posição devido a uma série de punições impostas pela EFL, por conta de irregularidades em seu fairplay financeiro. Por isso, levando em conta apenas o desempenho dentro de campo, o Barnsley pode ser considerada o clube com menor aproveitamento Champioship, até o momento. Só para ilustrar, o time somou apenas 14 pontos no campeonato.

Foto: Reprodução/Barnsley

A Goleada

Em suma, a maior goleada desta edição ocorreu na 16ª rodada, quando o Fulham fez 7 x 0 no Blackburn, jogando fora de casa. Decerto, um placar histórico. Contudo, mesmo sofrendo essa derrota humilhante, os Rovers fazem boa campanha nesta temporada. Afinal, o clube está na zona dos playoffs e briga pelo acesso.

Championship 2021: O Craque

Atualmente, o grande artilheiro da competição é o sérvio, Aleksandar Mitrovic, com 22 gols. Atuando pelo Fulham, o centroavante é um dos jogadores mais valiosos da Championship. Além disso, de acordo com o site Sofascore, o atacante também pode ser considerado o craque do campeonato, por ter a maior média de notas da competição.

Foto: Reprodução/Fulham