Championship: rivais em Manchester, Kompany e Carrick duelam na 2ª divisão

3 minutos de leitura

Por anos, Vincent Kompany, 36, e Michael Carrick, 41, lideraram, em campo, Manchester City e Manchester United, respectivamente, no dérbi da cidade inglesa. As lendas agora voltam a se enfrentar, mas em um duelo diferente. Dois dos técnicos mais promissores da Europa na atualidade, os ex-jogadores travarão um confronto de ideias à beira do campo, em Middlesbrough e Burnley, nesta sexta-feira (7), a partir das 16h, pela Championship.

O embate no Riverside Stadium põe, frente à frente, os líderes contra os terceiros colocados. Os visitantes ocupam a parte mais alta da tabela e estão com acesso encaminhado à Premier League, enquanto os mandantes lutam com a segunda vaga. As boas campanhas de ambos os times na Championship são frutos dos trabalhos de destaque que os treinadores têm desempenhado.

Leia mais:

Championship: veja os maiores campeões da segunda divisão inglesa

Conheça seis brasileiros para ficar de olho na Championship, a segunda divisão da Inglaterra

Kompany x Carrick no dérbi de Manchester

Por mais de dez anos, Kompany e Carrick foram pilares de Manchester City e Manchester United. O belga desembarcou no Etihad Stadium em 2008, e por lá ficou até 2009, quando acertou com o Anderlecht. Por sua vez, o ex-volante atuou nos Red Devils por 12 anos, e fez parte de uma das mais vitoriosas épocas do clube.

Não foram poucos os encontros entre os atuais professores. Durante todo o tempo em que jogaram pelos rivais, os dois se enfrentaram mais de 15 vezes, com uma pequena vantagem para Carrick.

  • 17 jogos
  • 8 vitórias de Carrick
  • 7 vitórias de Kompany
  • 2 empates
  • 1 gol de Carrick
  • 1 gol de Kompany
  • 1 gol contra de Kompany

O ex-zagueiro conseguiu dar o troco já como técnico. No primeiro turno da atual edição da Championship, o Burley venceu o Middlesbrough por 3 a 1 dentro de casa e conquistou três pontos importantes. Agora, é o Boro de Carrick que tenta se vingar.

Referências de alto nível

Tanto Kompany quanto Carrick beberam de fontes preciosas para se tornarem treinadores. O belga é pupilo de Pep Guardiola, com quem trabalhou por anos no City. O antigo camisa 4 era uma extensão do espanhol dentro de campo e, não à toa, tem sido elogiado corriqueiramente pelo catalão. Guardiola, inclusive, acredita que Kompany será o treinador do Manchester City em um futuro próximo.

Já Michael Carrick, além de ter passado anos ao lado de Alex Ferguson, também conviveu com o oposto do criador do tiki-taka. O inglês trabalhou na comissão de José Mourinho no Manchester United, logo após se aposentar como jogador. Depois, ainda compôs o corpo técnico de Solskjaer no clube. 

Líder e desejado

Vincent Kompany começou sua trajetória com a prancheta ainda no Anderlecht. O detalhe curioso é que, por alguns meses, ele desenvolveu um papel de jogador-treinador. Não demorou muito para ele se fixar no cargo de comandante. Os resultados alcançados pelo gigante belga, entre 2020 e 2022, não foram significativos, mas suas ideias eram claras e promissoras.

A partir disso, o técnico foi contratado pelo Burnley na última temporada, com a missão de mudar a cara da equipe na Championship. Rebaixado, o time quis se livrar do pragmatismo histórico implementado por Sean Dyche, e apostou tudo em Kompany. Com um futebol propositivo, ofensivo e atraente, o ex-zagueiro faz um grande trabalho à frente de The Clarets.

Championship: rivais em Manchester, Kompany e Carrick duelam na segunda divisão
Kompany no Burnley – Foto: Burnley

O Burley lidera a Championship com 84 pontos, nove a mais que o vice-líder Sheffield United. Em 38 jogos no torneio, a equipe de Kompany venceu 24, empatou 12 e perdeu apenas dois. O número de gols impressiona: já são 74, o que resulta numa média de quase dois tentos por jogo. Com 29 gols, os roxos também são donos da melhor defesa da disputa

Para a próxima temporada, o futuro de Kompany é incerto. Seu nome já foi ventilado ao Tottenham, que busca novo técnico. Outras equipes também devem sondá-lo.

Revolução no Riverside

O Middlesbrough de Carrick está em terceiro lugar, com 67 pontos. O time está perto de se confirmar nos playoffs de acesso, mas ainda sonha com uma vaga direta à Premier League. 

Se o clube do nordeste inglês está nessa situação favorável, quase tudo se deve ao ex-volante do United. Carrick chegou ao Boro em outubro de 2022, com a temporada já em andamento. O clube acumulava 16 jogos no campeonato e apenas 17 pontos. A luta contra o rebaixamento parecia uma luta certa, mas Carrick mudou o destino.

Desde que o jovem assumiu o cargo, foram 23 jogos na Championship, 16 vitórias, cinco derrotas e dois empates. O desempenho resultou em um incrível aproveitamento de 72%. O Middlesbrough pegou o elevador, deixou a boca da zona de rebaixamento e subiu 20 posições na tabela.

Assim como no caso do Burnley, o sistema ofensivo é a maior força do Boro. São 71 tentos em 38 jogos, e o time detém o posto de segundo melhor ataque da competição. Artilheiro do torneio com 25 gols, Chuba Akpom é o grande destaque do time de Carrick.

Championship: rivais em Manchester, Kompany e Carrick duelam na segunda divisão
Carrick em conversa com Akpom – Foto: Middlesbrough

Além do importante duelo pela Championship, a sensações da divisão de acesso promoverão um dérbi de Manchester indiretamente. O lado azul estará com Kompany e o Burnley, assim com os vermelhos de Old Trafford farão coro com a torcida do Middlesbrough.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.