Torcedor fanático e ex-patrocinador: a relação do músico Ed Sheeran com o Ipswich Town

5 minutos de leitura

O Ipswich Town é uma das sensações da atual edição da Championship. Recém-promovido da terceira divisão da Inglaterra, o clube ocupa a segunda posição da tabela, atrás apenas do favorito Leicester. Além disso, os Blues também são conhecidos pela ligação da estrela internacional da música pop Ed Sheeran.

Sheeran nasceu em Halifax, West Yorkshire, região de Leeds, mas cresceu em Suffolk, condado no nordeste da Inglaterra onde fica localizada a cidade de Ipswich. O cantor sempre manteve uma relação próxima com a região — tanto que, em 2021, encerrou a turnê Divise Tour, que quebrou recordes oficiais de público e arrecadação, no município com menos de 150 mil habitantes.

Também fortaleceu a sua relação ao doar dinheiro para o hospital de Ipswich durante a pandemia de covid-19 e recebeu um diploma de honra da Universidade de Suffolk pela sua “grande contribuição à música”.

Naturalmente, a ligação se estende ao futebol — Ed Sheeran é torcedor fanático do Ipswich, a ponto de já ter patrocinado seu time do coração. Nas temporadas de 2021/11 e 2022/23, o uniforme do modesto clube estampou os sinais +-=÷x e a palavra “tour”. Os símbolos matemáticos costumam ser usados pelo cantor para batizar seus álbuns e turnês.

O patrocínio de Ed Sheeran na camisa do Ipswich Town (Foto: Icon Sport)
O patrocínio de Ed Sheeran na camisa do Ipswich Town (Foto: Icon Sport)

O clube é uma parte importante da comunidade local e esta é minha maneira de demonstrar apoio. Com a chegada dos novos donos dos EUA, os torcedores do Ipswich, como eu, podem esperar momentos empolgantes pela frente — declarou em maio de 2021, quando as arquibancadas ainda estavam vazias por conta da pandemia.

Ele fez referência a um consórcio norte-americano que comprou o clube por 40 milhões de libras com a expectativa de tirar o clube do marasmo das últimas duas décadas

Já na última terça-feira (3), a ligação ficou mais uma vez evidente quando Sheeran compareceu a um jogo no Portman Road e foi filmado no vestiário do time após o jogo, vencido pelos mandantes por 3 a 0. Nas cenas, os jogadores formam uma rodinha e cantam o hit “Perfect”, lançado pelo cantor em 2017.

Patrocínio de Ed Sheeran deu sorte ao Ipswich Town

De alguma forma, é possível dizer que o patrocínio não só ajudou financeiramente o clube, como também deu sorte. Com os logos de Sheeran na camisa, o Ipswich foi vice-campeão da terceira divisão e conseguiu o acesso depois de quatro anos no meio da tabela.

Antes disso, passou 17 anos na Championship. Sua última participação na Premier League foi em 2001/02, quando Ed Sheeran tinha 11 anos de idade. O clube ainda tem a pecha de ter sofrido a maior goleada da história da PL: 9 a 0 para o Manchester United, em 1995.

No entanto, os Blues têm certa história no futebol inglês. O clube foi campeão da liga em 1962 e também venceu a FA Cup na temporada 1977/78. Na mesma época, foi por duas vezes seguidas vice-campeão nacional (80/81 e 81/82).

Uma pena que Ed Sheeran, tão bem-sucedido no cenário internacional, não tenha visto nenhuma das maiores glórias do seu clube do coração. Mas, se depender do incentivo do cantor, o futuro promete ser melhor.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]