A Championship retorna para mais uma edição e com alguns brasileiros brilhando em campo. O torneio é a oportunidade perfeita para os atletas se destacarem, com a possibilidade de chamarem a atenção de muitas equipes em outros países.
Enquanto a Premier League é o principal torneio nacional, a Championship é o segundo nível da Inglaterra. Os dois primeiros colocados da fase regulamentar sobem para a primeira divisão. O campeão dos play-offs também confirma o acesso.
Os brasileiros da Championship 2024/2025
Enquanto alguns nomes brilham na Premier League, outros brasileiros estão buscando o espaço de destaque na segunda divisão. Atletas que se destacaram no Brasil ou que deixaram o país para construir uma carreira no futebol internacional.
Vini Souza – Sheffield United
Natural do Rio de Janeiro, o meia é formado no Flamengo e chegou ao time principal com Jorge Jesus em 2019. A passagem pelo Rubro Negro encerrou um ano depois, quando foi vendido ao Lommel. Vini Souza ainda passou por Mechelen e Espanyol, até chegar ao Sheffield United em 2023.
A temporada 2023/2024 do Sheffield United foi conturbada, com uma péssima campanha na Premier League e o rebaixamento. No entanto, uma das boas notícias foi Vini Souza, que se destacou no meio-campo e será um nome importante para os Blades retornarem para a elite inglesa.
Ronald Pereira – Swansea
O ponta nasceu em Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Ele iniciou a carreira no Corumbaense e ainda nas categorias de base chegou ao Atlético-GO. Ronald passou por empréstimo por Guarani e Estrela da Amadora, até ser contratado pelo Grêmio Anápolis. Em janeiro de 2024, chamou a atenção da Championship e assinou com o Swansea City.
O Swansea City fez uma temporada regular na última edição da Championship, mas Ronald Pereira conseguiu bons números. Em poucos meses na Inglaterra, ele ganhou a titularidade, iniciando 17 de 18 jogos que fez na segunda divisão. Nesse período foram três gols marcados.
Hevertton Santos – Queens Park Rangers
Hevertton Santos nasceu em São Mateus, mas deixou o país ainda jovem. Ele é formado nas academias do CIF e Sporting, ambos de Portugal. Em 2022, o zagueiro de 23 anos chegou ao Estrela da Amadora e, após ficar sem contrato, assinou com o Queens Park Rangers em julho de 2024.
Na temporada passada, o QPR lutou para não cair e apresentou alguns problemas na defesa. Hevertton Santos iniciou os trabalhos na pré-temporada e pode ser um nome importante para o setor defensivo.
Raphael Borges Rodrigues – Coventry City
Raphael é de Maastricht, na Holanda, mas é filho do Cristiano, ex-jogador brasileiro com passagens por Basel e Adelaide United. Aos cinco anos se mudou com a família para a Austrália, onde iniciou a carreira no futebol.
O ponta de 20 anos passou por clubes como Adelaide Riaders, Melbourne City e Macarthur, até chegar ao Coventry City. Raphael assinou com a equipe em maio como um dos reforços para 2024/2025 e vai estrear no futebol inglês.
𝗪𝗲𝗹𝗰𝗼𝗺𝗲, 𝗥𝗮𝗽𝗵𝗮𝗲𝗹! 👋
We are delighted to announce that we have agreed to sign, Raphael Borges Rodrigues, subject to EFL and FA ratification.
— Coventry City (@Coventry_City) May 24, 2024
Vitinho – Burnley
Vitinho é um nome experiente no futebol inglês. Natural de Cataguases, ele fez a formação como atleta nas categorias de base do Cruzeiro. Em 2017 foi promovido para o time principal da Raposa, mas um ano depois foi vendido para o Brugge. Na Bélgica, chamou a atenção do Burnley e foi contratado em 2022.
Nesse período, o lateral brasileiro passou por altos e baixos. Logo na primeira temporada, ajudou o Burnley no título da Championship em 2022/2023. Porém, o desempenho do time caiu drasticamente no ano seguinte e fechou a Premier League na penúltima colocação. Vitinho e os Clarets entram na temporada com o objetivo de retornar para a primeira divisão.
Happy birthday, Vitinho! 🎂 pic.twitter.com/nAIdt7kfgL
— Burnley FC (@BurnleyOfficial) July 23, 2024
Lucas Pires – Burnley
Vitinho não é o único brasileiro que estará presente no Burnley em 2024/2025. Outro defensor que vai vestir a camisa do clube é Lucas Pires. Ele é natural de São Paulo e passou pela base do Corinthians e Santos, chegando ao elenco principal do Alvinegro Praiano em 2022.
Em 2023, Lucas Pires foi emprestado ao Cádiz, da Espanha, mas chamou a atenção do Burnley. Um ano depois assinou com os Clarets e em julho foi apresentado como reforço do clube para 2024/2025.
We are delighted to announce Lucas Pires has signed a four-year deal ✍️ Welcome to Burnley, Lucas 🙌 pic.twitter.com/pURUSUoDTz
— Burnley FC (@BurnleyOfficial) July 16, 2024