O Manchester City conquistou o seu primeiro título da Champions League na história neste sábado (10), ao vencer a Inter de Milão por 1 a 0. O troféu veio de maneira invicta e coroou a tríplice coroa da equipe de Pep Guardiola, que dominou o time ideal da competição, divulgado pela Uefa neste domingo (11). Rodri foi eleito o melhor jogador do torneio e Vinicius Junior foi o único brasileiro da equipe.
Além de ter feito o gol contra a Inter e ter sido eleito o melhor jogador da final, o espanhol foi anunciado como o melhor da Champions League 2022/23, superando companheiros de time como Kevin De Bruyne e Haaland.
Ao todo, o City teve sete jogadores entre os 11 e dominou todos os setores. A vice-campeã Inter teve dois e o Real Madrid, que caiu para os ingleses na semifinal, outros dois.
Seleção dos melhores da Champions League
A Uefa divulgou em suas redes sociais as escolhas do time de observação técnica da entidade. Além do volante espanhol como melhor jogador, o time de Guardiola ainda teve dois defensores, outros dois meio-campistas e dois atacantes.
Seleção da Champions League 2022/23:
Courtois; Walker, Rúben Dias, Bastoni e Dimarco; Rodri, Stones e De Bruyne; Bernardo Silva, Haaland e Vinicius Junior.
👕✨ Introducing the 2022/23 UEFA Champions League Team of the Season, as selected by UEFA's Technical Observer panel.
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) June 11, 2023
Who would be your captain? ©️🤷♂️#UCL || #UCLfinal pic.twitter.com/tMrT2z3LPQ
Prêmios individuais
Depois de divulgar o time completo da competição a Uefa destacou números do volante do City para a eleição de melhor jogador. Ele disputou 12 dos 13 jogos da equipe inglesa no torneio e marcou dois gols. Acertou 93,8% dos seus passes e percorreu 134,8 km.
Outro prêmio individual divulgado foi o de melhor jogador jovem, dado a Khvicha Kvaratskhelia, do Napoli. O georgino de 22 anos foi um dos destaques do título italiano da equipe e teve boas atuações na competição: nove jogos, dois gols e quatro assistências até cair para o Milan, nas quartas de final.