Champions League: quantos times de cada país se classificam?

2 minutos de leitura

Você sabe quantos times por país participam da Champions League? A temporada europeia se aproxima do final e a briga por vagas na maior competição do continente esquenta cada vez mais nos campeonatos nacionais. A divisão de times por país é feita de acordo com o ranking da Uefa, analisando os resultados recentes de cada liga nos torneios continentais.

Atualmente, a Champions League é disputada, ao todo, por 72 equipes. A fase de grupos conta com 32 times divididos em oito grupos de oito times cada. Os dois melhores de cada chave avançam ao mata-mata e daí sai o campeão da ‘orelhuda’.

A temporada de 2023/24 será a última no atual formato, já que a Uefa irá aderir o modelo suíço, com 36 times. Cada equipe disputará oito partidas e os oitos melhores do ranking avançarão diretamente ao mata-mata. Quem terminar entre a nona e a 24ª posição na tabela jogará um playoff, para definição dos outros oitos times que irão compor as oitavas de final.

Champions League: quantas vagas direta tem cada liga da Europa?

No formato vigente, 26 times entram diretamente na fase de grupos da competição. A definição é feita através do raking de coeficiente, com distribuição entre as dez melhores ligas colocadas, além dos atuais campeões da Champions League e da Europa League.

4 vagas diretas: Inglaterra, Itália, Espanha e Alemanha

2 vagas diretas: França e Holanda

1 vaga direta: Portugal, Escócia, Ucrânia e Áustria

1 vaga direta: campeão da Champions League e Europa League. Caso o vencedor já esteja classificado via campeonato nacional, o campeão nacional da liga com apenas um time classificado melhor colocada seguinte no ranking assume a vaga na fase de grupos e abre espaço para o vice-campeão do país nos play-offs.

Champions League: quantos times de cada país se classificam?
Campeão em 2019, Liverpool pode ficar fora da Champions League mesmo com a Inglaterra tendo quatro vagas – Foto: @ChampionsLeague

Leia mais:

Newcastle, United, Tottenham e Aston Villa: o que cada clube precisa para ir à Champions League

Playoffs: 40 clubes por oito vagas

As últimas seis equipes na fase de grupos são definidas a partir de uma longa eliminatória. Os play-offs possuem 40 times e são divididos em duas formas: caminho dos campeões, que tem quatro vagas disputadas entre campeões de ligas nacionais periféricas, e caminho da liga, em que times de ligas maiores duelam por outras duas vagas.

1 vaga aos plays-offs pelo caminho dos campeões: Ucrânia, Bélgica, San Marino, Andorra, Estônia, Islândia, País de Gales, Montenegro, Gibraltar, Kosovo, Ilhas Faroe, Malta, Moldávia, Finlândia, Geórgia, Irlanda do Norte, Albânia, Letônia, Armênia, Macedônia, Irlanda, Bósnia, Luxemburgo, Lituânia, Eslováquia, Belarus, Hungria, Cazaquistão, Azerbaijão, Romênia, Bulgária, Suécia, Noruega, Israel, Grécia, República Tcheca, Croácia, Suíça, Sérvia, Chipre.

1 vaga aos play-offs pelo caminho das ligas: França, Portugal, Áustria, Escócia, Fenerbahçe, Holanda, Dinamarca e Bélgica.

Ranking de coeficiente da Uefa

Atualmente, o ranking de ligas nacionais da Uefa é liderado pela Inglaterra, que tem sete vagas às três competições da Uefa. Alemanha, Espanha e Itália também gozam do mesmo número. O critério de classificação de clubes e ligas no ranking é baseado nos resultados dos times nas últimas cinco edições de Champions, Conference e Europa League.

  1. Inglaterra
  2. Espanha
  3. Itália
  4. Alemanha
  5. França
  6. Holanda
  7. Portugal
  8. Bélgica
  9. Turquia
  10. Escócia
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.