No formato vigente, 36 times entram diretamente na fase de grupos da Champions League. A definição é feita através do raking de coeficiente, com distribuição entre as dez melhores ligas colocadas, além dos atuais campeões da Liga dos Campeões e da Europa League.
Quantos clubes se classificam à Champions League?
4 vagas diretas: Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França
2 vagas diretas: Portugal, Holanda, Bélgica
1 vaga direta: Grécia, Turquia e Dinamarca
1 vaga direta: campeão da Champions League e Europa League. Caso o vencedor já esteja classificado via campeonato nacional, o campeão nacional da liga com apenas um time classificado melhor colocada seguinte no ranking assume a vaga na fase de grupos e abre espaço para o vice-campeão do país nos play-offs.
Novo formato da Champions
O novo formato da Champions League teve início nesta temporada. Ao todo, 36 clubes disputam da fase da liga (antiga fase de grupos). Os oito melhores colocados se classificam automaticamente para as oitavas de final.
As equipes classificadas entre a nona e a 24ª posição disputarão um playoff. Os vencedores estarão classificados para as oitavas, se juntando aos outros oito primeiros classificados.
Fase de qualificação
Antes da fase da liga, a Champions League tem a fase de qualificação, que conta com 12 equipes, que são selecionadas com base no desempenho nos campeonatos nacionais.
As 12 equipes que avançarem da fase de qualificação se juntam às 24 que já estão garantidas na fase de liga, totalizando 36 rimes na fase de liga.
A distribuição das vagas para a fase de qualificação varia de acordo com o coeficiente de cada liga nacional.
- Ligas com alto coeficiente (como Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França) geralmente têm 4 ou mais equipes que se qualificam diretamente para a fase de grupos, com algumas ainda podendo ter equipes na fase de qualificação.
- Ligas de coeficiente médio podem ter 1 a 3 equipes na fase de qualificação.
- Ligas com baixo coeficiente geralmente têm 1 ou 2 equipes na fase de qualificação.
Ranking de coeficiente da Uefa
A Uefa estabelece o número exato de vagas para cada liga anualmente, com base no desempenho dos clubes nas competições europeias nos anos anteriores.
Atualmente, o ranking de ligas nacionais da Uefa é liderado pela Inglaterra, que tem sete vagas às três competições da Uefa. Alemanha, Espanha e Itália também gozam do mesmo número. O critério de classificação de clubes e ligas no ranking é baseado nos resultados dos times nas últimas cinco edições de Champions, Conference e Europa League.
- Inglaterra
- Itália
- Espanha
- Alemanha
- França
- Holanda
- Portugal
- Bélgica
- República Tcheca
- Turquia