Champions League: o ‘peso da camisa’ pode estar com o Manchester City

6 minutos de leitura

Manchester City e Inter de Milão decidem a final da Champions League na tarde deste sábado (10), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia. Apesar dos Citizens nunca terem ganhado a orelhuda e os Nerazzurri terem vencido a Liga dos Campeões três vezes, o “peso da camisa” está do lado dos ingleses. Isso porque apenas duas pessoas envolvidas no confronto sabe o que é ser campeão da principal competição de clubes do mundo.

Os 29 jogadores do elenco da Inter de Milão nunca conquistaram uma Champions League. Alguns do plantel até ganharam competições europeias de menor escalão, como Europa League e Conference League. Mas só duas pessoas envolvidas na final já sentiram o gosto de serem campeões da Champions League, ambos do Manchester City.

Um deles é o goleiro reserva Scott Carson, que foi campeão da Liga dos Campeões com o Liverpool em 2004-05. Revelado pelas categorias de base do Leeds United, o arqueiro britânico se transferiu para Anfield em 2005 e logo na primeira temporada com os Reds, levou a orelhuda. Assim como será na decisão deste sábado, Scott ficou no banco de reservas do time campeão europeu. Jerzy Dudek era o titular da equipe na época. Scott Carson também venceu a Supercopa da Uefa, também com o time vermelho, no mesmo ano.

Outro campeão europeu do Manchester City é o técnico Pep Guardiola, que conquistou a Champions League com o Barcelona duas vezes, em 2008-09 e 2010-11. Naquela época, o Barça praticava o famoso “tiki-taka” que marcou a geração da equipe catalã, sendo considerado por muitos o melhor time da história do clube, que também foi campeão mundial em 2009 e 2011.

Guardiola, do Manchester City, conquistando a Champions League pelo Barcelona
Foto: Icon Sport

Apesar de do comandante do Manchester City conhecer bem o que é ser campeão da Champions League, a decisão de sábado é bem diferente. Desde que saiu do Barcelona, em 2012, Pep não conseguiu mais conquistar a Liga dos Campeões, sendo parado três vezes por times espanhóis. Pelo Bayern de Munique, chegou às semifinais, mas acabou sendo eliminado pelo Real Madrid por um placar agregado de 5 a 0. Repetiu o feito na temporada seguinte e foi batido pelo Barça nas semis, por um placar agregado de 5 a 3.

No Manchester City, chegou à final da Champions League em 2020-21, mas acabou perdendo a decisão para o Chelsea pelo placar mínimo. Na temporada seguinte, Guardiola parou nas semifinais novamente, sendo eliminado pelo Real Madrid, com um placar agregado de 6 a 5.

Apesar de não ter outros jogadores do confronto não terem conquistado a Champions League, há muitos atletas experientes no duelo. No total, outros 16 atletas já conquistaram taças continentais, seja por time ou por seleção, sendo oito do Manchester City e e oito da Inter de Milão. Veja:

Inter de Milão

  • Lukaku – Mundial de Clubes da Fifa com o Chelsea em 2021
  • Nicolò Barella – Eurocopa com a Itália em 2020
  • Francesco Acerbi – Eurocopa com a Itália em 2020
  • Alessandro Bastoni – Eurocopa com a Itália em 2020
  • Matteo Darmian – Europa League com o Manchester United em 2016-17
  • Joaquín Correa – Copa América com a Argentina em 2021
  • Lautaro Martínez – Copa América e Copa do Mundo com a Argentina, em 2021 e 2022, respectivamente
  • Henrikh Mkhitaryan – Europa League com o Manchester United em 2016-17 e a Conference League com a Roma em 2021-22

Vale mencionar que o treinador da Inter de Milão, Simone Inzaghi, foi campeão da Supercopa da Uefa com a Lazio em 1999, quando ainda era jogador.

Manchester City

  • Ederson – Copa América com a seleção brasileira em 2019
  • Benjamin Mendy – Copa do Mundo com a França em 2018
  • Nathan Aké – Europa League com o Chelsea em 2012-13
  • Rúben Dias – Nations League com a seleção portuguesa em 2018-19
  • Rodri – Supercopa da Uefa com o Atlético de Madrid em 2018
  • Julián Álvarez – Copa América e Copa do Mundo com a Argentina
  • Riyad Mahrez – Campeonato Africano de Nações com a Argélia em 2019
  • Phil Foden – Copa do Mundo sub-17 com a seleção da Inglaterra em 2017
Man City
10/06/23 - 16:00

Finalizado

1

-

0

Inter Milan

Man City - Inter Milan

UEFA Liga dos Campeões - Atatürk Olympic Stadium

1° Turno

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.