De ‘moleza’ a drama: os cenários dos ingleses no fechamento da fase de grupos da Champions

5 minutos de leitura

A última rodada da fase de grupos da Champions League reserva fortes emoções para dois clubes da Premier League: Newcastle e Manchester United. Arsenal e City já estão classificados como líderes de seus respectivos grupos e só cumprem tabela, mas para os Magpies e os Red Devils é questão de vida ou morte na competição. Confira os cenários:

Vida resolvida na Champions League

Arsenal

gabriel jesus arsenal
Gabriel Jesus comemora gol pelo Arsenal (Foto: Icon sport)

Com quatro vitórias e uma derrota, o Arsenal alcançou 12 pontos e já garantiu a liderança do grupo B da Champions League, acima do PSV, Lens e Sevilla. Na última rodada da fase de grupos, os Gunners visitam o PSV na terça-feira (12), às 14h45 (horário de Brasília), no Philips Stadion.

Apesar de encaminhada, a classificação do time holandês pode ser ameaçada pelo representante francês do grupo, que tem apenas três pontos a menos que a equipe comandada pelo técnico Peter Bosz.

Além de fechar a fase de grupos em alta, os Gunners têm uma motivação financeira para o duelo contra o PSV. Se a equipe do Norte de Londres vencer, arrecadará 2,8 milhões de euros (R$ 14,8 milhões) em premiação da Uefa, totalizando em 78,28 milhões de euros (R$ 414,8 milhões).

Manchester City

City: A palestra de Guardiola no intervalo que mudou a final
Foto: Icon Sport

O Manchester City venceu todos os cinco jogos da fase de grupos da Champions League até aqui e alcançou a liderança do grupo G com 15 pontos, seis de diferença para o segundo colocado, RB Leipzig, 11 para o terceiro Young Boys, e 14 para o lanterna Estrela Vermelha.

Na última rodada, o Manchester City visita o Estrela Vermelha na quarta-feira (13), às 14h45 (horário de Brasília), no Rajko Mitic Stadium. No caso do time do técnico Pep Guardiola, a partida é apenas para cumprir tabela.

Porta dos desesperados

Manchester United

Ten Hag fala sobre retorno de Antony ao Manchester United (Foto: Icon Sport)
Ten Hag e Antony no Manchester United (Foto: Icon Sport)

O Manchester United teve uma fase de grupos extremamente caótica. Perdeu por 4 a 3 para o Bayern de Munique fora de casa, depois levou a virada por 4 a 3 para o Galatasaray no Old Trafford, venceu o Copenhague como mandante e empatou em 3 a 3 com o time turco em mais um jogo maluco. Toda a instabilidade da equipe comandada pelo técnico Erik ten Hag reflete na tabela, com os ingleses na lanterna, com quatro pontos.

A missão do Manchester United na Champions League é muito difícil. Precisa vencer o líder do grupo A na próxima terça-feira (12), às 17h (horário de Brasília), no Old Trafford, e torcer para um empate entre Copenhague e Galatasaray. No cenário mais pessimista, os Red Devils podem pegar uma vaga para a Europa League, caso vença e um dos dois do outro confronto também triunfe.

Caso o Manchester United empate com o Bayern de Munique, ele terá que torcer para que haja uma derrota no outro confronto, independente do lado. O Galatasaray está empatado com o time inglês em vitórias e saldo de gols.

Os Red Devils, no entanto, estufaram as redes 12 vezes, duas a mais que o clube turco. Já em relação ao Copenhague, há a diferença de apenas um gol no saldo e uma derrota simples dos dinamarqueses igualaria tudo com os Diabos Vermelhos, que marcaram cinco vezes mais que a equipe dinamarquesa.

Newcastle

Mbappé Bruno Guimarães PSG Newcastle
Foto: Icon Sport

A situação do Newcastle é menos dramática do que a do Manchester United, mas ainda reserva muita emoção para o torcedor alvinegro. Com duas derrotas, dois empates e apenas uma derrota, os Magpies têm cinco pontos e ocupam a terceira posição do grupo F da Champions League.

A equipe comandada pelo técnico Eddie Howe encara o lanterna Milan na última rodada, na quarta-feira (13), às 17h (horário de Brasília), e dependem só de si para se classificar para a Europa League.

Mas claro que o objetivo do time inglês é chegar as oitavas de final da Champions League. Para isso, terá não apenas que vencer o Milan, mas também torcer para um empate ou uma derrota do segundo colocado, Paris Saint-Germain, que encara o líder Borussia Dortmund no mesmo dia e horário no Signal Iduna Park.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.