Calculadora na mão: o ‘milagre’ que o Manchester United precisa para se classificar na Champions

2 minutos de leitura

O sonhado retorno do Manchester United à Champions League não tem sido nem de perto da forma que o torcedor esperava. A equipe patinou mais do que podia nas quatro primeiras rodadas e agora está em uma situação delicada quando o assunto é se classificar ao mata-mata. Faltando apenas dois jogos para o fim da primeira fase, os Red Devils estão em último lugar do Grupo A.

Ao tricampeão europeu agora resta pegar lápis, papel, calculadora e queimar a cabeça fazendo contas. E, claro, ganhar os dois compromissos restantes.

O que o Manchester United precisa fazer para passar de fase na Champions League?

A atual situação é desanimadora para os Red Devils. Atualmente, o time é o último colocado da chave, com apenas três pontos até o momento. Logo na sequência, Galatasaray e Copenhague aparecem com quatro pontos. O Bayern lidera com facilidade. São 12 pontos e a passagem à fase eliminatória já garantida.

As contas do Manchester United…

  • Precisa vencer os jogos contra Galatasaray (fora) e Bayern (casa), e torcer para o Copenhague não vencer um dos dois jogos restantes contra os mesmos adversários. Assim, os ingleses ficariam com nove pontos na segunda colocação. Com essa combinação de resultados, turcos e dinamarqueses não atingiriam essa pontuação.
  • Se vencer o Galatasaray e perder ou empatar com o Bayern, o United chegaria a seis ou sete pontos. Assim, teria de torcer contra o Copenhague diante do Bayern e por um empate entre turcos e dinamarqueses na última rodada. Nesse contexto, o Manchester United avançaria com seis pontos, contra cinco dos outros dois adversários.
  • Caso perca para o time de Istambul, os Red Devils estarão eliminados mesmo caso vençam o Bayern de Munique na última rodada.

Até o momento, o Manchester United venceu apenas o Copenhague, em Old Trafford, por 1 a 0. A equipe perdeu por 3 a 2 na Dinamarca, mesmo placar da derrota para o Galatasaray, na Inglaterra. O time de Ten Hag foi derrotado pelo Bayern de Munique na estreia, por 4 a 3.

O clube agora luta para se recuperar e retornar ao mata-mata. O United ainda pode sequer se classificar à Europa League, caso permaneça na lanterna da chave.

Casemiro em derrota do Manchester United na Champions League (Foto: Icon Sport)

As últimas participações do United na Champions

Decepção é a palavra certa para definir as atuações do Manchester United na maior competição de clubes do mundo desde a aposentadoria de Sir Alex Ferguson. De 2013 em diante, o clube participou da Champions League outras seis vezes e nunca chegou perto de voltar a disputar a taça.

  • 2013/14 – eliminado para o Bayern nas quartas de final
  • 2015/16 – eliminado na fase de grupos
  • 2017/18 – eliminado para o Sevilla nas oitavas de final
  • 2018/19 – eliminado para o Barcelona nas quartas de final
  • 2020/21 – eliminado na fase de grupos
  • 2021/22 – eliminado para o Atlético de Madrid nas oitavas de final
Manchester United e PSG pela Champions de 2021 (Foto: Icon Sport)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.