O Liverpool venceu o Bayer Leverkusen por 4 a 0 nesta terça-feira (5) pela quarta rodada da fase de liga da Champions League, em jogo realizado em Anfield. Os gols foram marcados por Luis Díaz, três vezes, e Cody Gakpo.
A partida marcou o reencontro de Xabi Alonso com o Liverpool e Anfield. O técnico do Bayer Leverkusen chegou a ser cotado para assumir o cargo nos Reds como sucessor de Klopp, mas optou por seguir na Alemanha.
Enquanto os olhares estavam voltados para esse reencontro, outras questões extracampo chamaram a atenção. Se Díaz e Salah brilharam em campo, a dupla dividiu o protagonismo com outros personagens.
Problemas técnicos afetam transmissão da Champions
Quem acompanhava os jogos da Champions League pelos canais de TV por assinatura TNT e Space ou no streaming Max, foi surpreendido no final do primeiro tempo.
Restando minutos para os jogos irem para o intervalo, as transmissões foram interrompidas. Na televisão, as emissoras exibiram os comerciais, enquanto o streaming apresentava uma mensagem de erro.
Nas redes sociais, a TNT Sports informou que estava passando por problemas técnicos. Alguns jogos retomaram a imagem da transmissão, mas sem a narração. Em Liverpool x Bayern Leverkusen, o jogo voltou a ser transmitido no início do segundo tempo e com narração em espanhol.
Jogo tem som ambiente inusitado
As questões técnicas não foram os únicos protagonistas do jogo fora de Anfield. Sons de fogos de artifícios acompanharam o confronto entre as duas equipes.
A partida foi realizada em um dia de feriado na Inglaterra. O 5 de novembro é Dia de Guy Fawkes ou Bonfire Day (“Dia da Fogueira”, em português). Ele é celebrado na Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e outros países que foram colonizados pelo Reino Unido.
A data é uma homenagem a Guy Fawkes, preso em 1605 por tentar explodir as Casas do Parlamente com pólvora. Ele liderava a conspiração dos grupos que queriam tornar a Inglaterra um país católico, já que o Rei Jaime I era protestante. Para algumas pessoas, Fawks se tornou um símbolo de rebelião contra um estado opressor.
As celebrações do 5 de novembro incluem fogos de artifício, fogueira e desfiles, enquanto alguns agridem, quebram e queimam bonecos com imagens de Fawks.
O episódio do dia 5 de novembro se tornou inspiração para a história em quadrinhos “V de Vingança”, escrita por Alan Moore. Em 2005, ela ganhou um filme dirigido por James McTeigue.
Salah e Díaz comandam vitória do Liverpool
Voltando aos gramados, o jogo tático dos dois treinadores afetou e muito o desenrolar da partida. Poucas chances claras de gol no primeiro tempo e um cenário que parecia que terminaram no empate em 0 a 0.
Tudo mudou no segundo tempo e com um responsável: Salah. Uma finalização perigosa do egípcio foi suficiente para despertar o Liverpool dentro de campo.
O primeiro gol dos Reds veio depois do lançamento espetacular de Curtis Jones para Luis Díaz encobrir Hrádecky.
No lance seguinte, cruzamento perfeito de Salah para Gakpo se adiantar da marcação e finalizar de cabeça, deixando 2 a 0 em Anfield.
A dupla Salah e Díaz brilharam nos últimos minutos de jogo. Primeiro com o cruzamento do egípcio para a finalização do colombiano. Já nos acréscimos, o camisa sete chegou ao hat-trick ao aproveitar o rebote de Hrádecky.