A Champions League é considerada a maior competição de clubes do futebol mundial. Ao longo de sua história, vários craques protagonizaram momentos memoráveis no torneio. Alguns levantaram a cobiçada “orelhuda”, enquanto outros, mesmo sendo gigantes do esporte, ficaram sem o troféu.
Champions League: 12 craques que nunca foram campeões
Dennis Bergkamp
O holandês Dennis Bergkamp deixou sua marca no futebol com passagens pela Holanda, Itália e Inglaterra. Vencedor da Copa da Uefa (atual Europa League), Campeonato Holandês, Copa da Holanda (duas vezes) e Recopa Europeia pelo Ajax, ele também viveu um auge espetacular no Arsenal, onde jogou entre 1995 e 2006. No clube londrino, conquistou três títulos da Premier League (incluindo a temporada invicta de 2003-04), quatro Copas da Inglaterra e três Supercopas da Inglaterra.
Apesar do brilho nos gramados, Bergkamp ficou conhecido por sua fobia de viajar de avião, o que o impediu de disputar diversas partidas da Champions League. Em sua última temporada, esteve no banco de reservas na final de 2005-06, em que o Arsenal perdeu para o Barcelona por 2 a 1 após sair na frente com gol de Campbell.
Eric Cantona
O francês Eric Cantona, conhecido tanto por sua genialidade quanto por sua personalidade polêmica, foi um dos pilares do ressurgimento do Manchester United nos anos 1990. Com a lendária camisa 7, conquistou quatro títulos da Premier League, três Supercopas da Inglaterra e duas Copas da Inglaterra. Antes, já havia vencido o Campeonato Inglês e a Supercopa pelo Leeds United.
Mesmo com todo o talento, Cantona nunca conquistou a Champions League. Em sua última temporada pelo United, em 1996-97, chegou às semifinais, mas foi eliminado pelo Borussia Dortmund com dois placares de 1 a 0.
Zlatan Ibrahimović
Com mais de 500 gols na carreira, Zlatan Ibrahimović é um dos atacantes mais icônicos da história do futebol. Passou por grandes clubes, como Ajax, Juventus, Inter de Milão, Barcelona, Milan, PSG, Manchester United e LA Galaxy, mas a Champions League nunca esteve em sua galeria de títulos.
A maior oportunidade veio em 2009-10, quando jogava no Barcelona e foi eliminado nas semifinais pelo seu ex-clube, a Inter de Milão, que acabou sendo campeã. Em 2022, aos 41 anos, voltou a uma semifinal com o Milan, mas foi eliminado pela rival Inter. Com idade avançada e pouco tempo de jogo, suas chances de conquistar o troféu são mínimas.
Ruud van Nistelrooy
Ruud van Nistelrooy foi um dos maiores finalizadores de sua geração, marcando mais de 400 gols na carreira e se destacando por gigantes como PSV, Manchester United e Real Madrid. Foi artilheiro da Champions League em várias edições, com atuações marcantes, como o hat-trick contra o HJK Helsinki em 1998 e os 12 gols em 10 partidas na edição 2002-03.
A oportunidade mais próxima de levantar a taça veio justamente em 2002-03, quando chegou às semifinais com o United, mas foi eliminado pelo Bayer Leverkusen após dois empates e uma disputa de pênaltis.